Publicidade

centro e zona norte

Mirantes na zona norte são opções para uma vista ampla da cidade

A zona norte de São Paulo tem boas opções para quem gosta de ver a cidade do alto.

Um dos pontos mais famoso é, não à toa, o mais alto da capital paulista: o Pico do Jaraguá, que fica dentro do Parque Estadual do Jaraguá.

Adriano Vizoni/Folhapress
SAO PAULO - SP - BRASIL, 10-11-2016, 16h20: ESPECIAL ZONA NORTE/CENTRO. Vista da cidade de Sao Paulo a partir do Pico do Jaragua. (Foto: Adriano Vizoni/Folhapress, MORAR) ***EXCLUSIVO FSP***
Vista de São Paulo a partir do Pico do Jaraguá, na zona norte

Do alto de seus 1.135 metros de altura, é possível ter uma vista ampla da cidade de São Paulo, além de uma parte da região metropolitana.

Para subir, há duas alternativas: de automóvel, pela Estrada Turística do Jaraguá, ou pela Trilha do Pai Zé, na qual se caminha por cerca de 3,6 km (ida e volta).

Mesmo em manhãs nubladas, há quem se disponha a subir os cerca de 200 degraus que separam o último ponto de onde é possível chegar de carro e o mirante, que fica sob uma antena de transmissão.

É o caso do bancário Roger Warken, 28, e de sua mulher, a analista Aline Warken, 27. Moradores de Carapicuíba, na Grande São Paulo, enxergam o pico de casa, mas nunca haviam ido até lá.

"Para quem visita, é até melhor um dia como esse [sem tanta gente], sem muvuca", afirma Aline. O casal aproveitou as férias para conhecer o local. "É tão perto e nem parece que é São Paulo", completa o bancário. Apesar do dia nublado e com vento, eles afirmam ter gostado bastante do passeio.

FÔLEGO

Outra opção de skyline é o mirante da Pedra Grande, no Parque Estadual da Cantareira. A 1.010 metros de altitude, pode-se, em dias claros, contemplar até mesmo a Serra do Mar.

Para chegar lá, entretanto, é preciso estar disposto a caminhar. O acesso é por meio de trilhas. A mais longa, a da Pedra Grande, tem 6,7 km. Mas o passeio vale o esforço: no local, é possível fazer piquenique e encontrar um bugio, espécie de primata muito comum na região.

Para quem não tem todo esse fôlego, há uma opção mais curta, a Trilha da Suçuarana, com cerca de 3,7 km.

Já para os que não são tão fãs de natureza e de caminhadas, há o Mirante de Santana, totalmente urbano, localizado na praça Vaz Guaçu, no Jardim Brasil.

Além da vista privilegiada de parte da zona norte e de seus edifícios, o visitante pode ver os aparelhos do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), responsáveis pela medição da temperatura oficial da cidade. O mirante fica a 792 metros de altitude.

*

PICO DO JARAGUÁ
Altura: 1.135 Metros
Onde: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539, Vila Chica Luiza, São Paulo
Funcionamento: todos os dias, das 7h às 17h
entrada gratuita
Contato: (11) 3941-2162/(11) 3943-5222; agendamento de grupos para trilhas, de seg. a sex., das 8h às 17h, pelo tel. (11) 3945-4532.
Site

PARQUE ESTADUAL CANTAREIRA - NÚCLEO DA PEDRA GRANDE
Altura: 1.010 metros
Onde: Rua do Horto, 1799, Horto Florestal, São Paulo
Funcionamento: sáb., dom. e feriados, das 8h às 17h
entrada R$ 13 (crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência não pagam); estudantes pagam meia
contato (11) 2203-0115

MIRANTE DE SANTANA
Altura: 792 metros
Onde: Praça Vaz Guaçu, no Jardim Brasil

Publicidade
Publicidade
Publicidade