Publicidade

Grande São Paulo

Polo de decoração em São Bernardo atrai cliente de São Paulo e do litoral

Para decorar uma casa toda não é preciso andar mais do que dois quilômetros em São Bernardo do Campo. Com 60 anos de tradição e mais de 70 lojas, a rua Jurubatuba, no centro da cidade, é o destino certo para quem quer mobiliar vários ambientes.

Não faltam opções para salas, quartos, escritórios e áreas externas. Há desde lojas especializadas em móveis planejados até casas que vendem armários rústicos de madeira maciça e poltronas coloridas com design moderno.

Katia Kuwabara/Folhapress
LOJA ESTAR MOVEIS SAO BERNARDO DO CAMPO, SP, 24.11.2016: Especial Morar Grande SP. Loja Estar Móveis, Rua Jurubatuba. O showroom da loja e composto de terreo + 4 andares, cada um com mobiliario especializado: apartamentos grandes, classicos, compactos, varanda e outlet pronta entrega. (Foto:Katia Kuwabara/Folhapress, FSP-SUP-ESPECIAIS) ***EXCLUSIVO FOLHA***
Entrada da loja Estar Móveis, na Rua Jurubatuba, em São Bernardo do Campo

Localizada no centro da cidade, a rua Jurubatuba ficou famosa graças às lojas de fábricas de móveis que dominavam a economia de São Bernardo antes de a indústria automobilística chegar, no fim da década de 1950.

Depois que as montadoras se instalaram na região, a mão de obra migrou para a produção de carros, e as fábricas de móveis perderam espaço, mas a rua continuou uma referência no segmento.

Atualmente, as peças vendidas são produzidas, em sua maioria, no Rio Grande do Sul. Há também móveis fabricados no Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais.

Segundo lojistas da região, cerca de 60% dos clientes são do ABC, 30% de São Paulo e os outros 10% do litoral.

Apesar de ter polos moveleiros na capital -como as ruas Teodoro Sampaio e Gabriel Monteiro da Silva (zona oeste) e o Lar Center (zona norte)-, os paulistanos vão até São Bernardo em busca de preços mais baixos.

"Somos o maior showroom de móveis do Brasil. O cliente negocia diretamente com os donos", diz Sérgio Todesco, dono da A Todesco, loja em atividade mais antiga da rua. "Além disso, como o custo das instalações aqui é mais baixo, podemos praticar melhores preços nos produtos."

Criada em 1953, a A Todesco vende móveis em estilo country, que dão um toque rústico na decoração, mas também comercializa peças de design moderno, expostas em uma área de 800 metros quadrados. A fábrica própria fechou há mais de dez anos.

A Estar Móveis, especializada em mobiliário para salas, tem uma loja com cinco pavimentos. O local se destaca não apenas pelo tamanho, mas também pelo luxo e design moderno das peças.

As irmãs e sócias Raquel Fogelman, 45, e Edith Diesendruck, 51, viajam duas vezes ao ano para Milão para observar tendências. "Nosso público-alvo são pessoas que buscam uma decoração mais refinada", afirma Fogelman.

As duas assumiram o comando da loja há 17 anos, após a morte da mãe. Nesse período, abriram filiais no Lar Center e na rua Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo. "Nada se compara à loja da rua Jurubatuba, onde temos o maior espaço", diz.

LOJISTAS UNIDOS

Há cinco anos, lojistas da Jurubatuba criaram uma associação que organiza feiras em abril e em setembro. O evento chega a reunir 35 mil pessoas e a triplicar o faturamento das lojas.

A entidade também promove campanhas como "Jurubatuba Liquida", em janeiro, e o "Casa Off", em novembro. "Nesses períodos, os preços ficam até três vezes menores do que em outros polos moveleiros da região", diz Marcos Calil, responsável pela organização do evento.

"As feiras são fundamentais para dar visibilidade às lojas da Jurubatuba e valorizar a nossa tradição", afirma Fogelman, da Estar Móvel.

Ela diz que, durante as campanhas, vende a preços 15% mais baixos do que outras lojas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade