Publicidade

litoral e interior

Pesquisas espaciais transformam São José dos Campos em polo turístico

Famosa por ser base de indústrias, como Panasonic e Phillips, de centros de pesquisas e de universidades públicas, São José dos Campos é um dos principais polos tecnológicos do Brasil e entrou na rota do turismo paulista.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do município criou o projeto Circuito Turístico Tecnológico, que faz visitas monitoradas e envolve empresas privadas, instituições civis e militares relacionadas à pesquisa, desenvolvimento, fomento e ensino de várias áreas de interesse em tecnologia e inovação.

O roteiro leva o visitante, por exemplo, para o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) e o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), ambos projetados pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer (1907-2012), após vencer um concurso em 1947 para projetar os órgãos.

Lucas Lacaz Ruiz/Folhapress
Biblioteca do ITA, em São José dos Campos
Biblioteca do ITA, em São José dos Campos

São mais de 20 espaços que levam a assinatura do arquiteto, como o Túnel de Vento do IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço), o Laboratório de Aerodinâmica e a biblioteca do ITA e a Vila dos Oficiais, entre outros.
O passeio inclui ainda a ala das start-ups, laboratórios da Airbus, Boeing, Embraer, além de universidades.

"O desenvolvimento e a construção do primeiro motor de carro a álcool, o protótipo e o software da urna eletrônica, o primeiro avião 100% brasileiro, satélites, entre outros, foram desenvolvidos aqui", afirma Cláudio Alciprete, analista de comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. "Tínhamos que explorar isso".

A pasta atualmente é responsável por incentivar e facilitar as integrações entre os espaços visitados e a Llyods Turismo, agência que comercializa o passeio.

"Cada centro visitado apresenta a história, os dias atuais e os projetos para o futuro", diz Luis Henrique da Cruz, gerente da Llyods.

O Circuito Tecnológico opera desde 2015, mas o serviço só será retomado em 2017 após ajustes feitos pelo novo prefeito. O preço atual, que poderá ser alterado, é de R$ 180 por pessoa.

A atividade é realizada mensalmente, sempre às sextas-feiras, das 8h às 17h. O "dia tecnológico" inclui transporte, serviço de bordo, seguro viagem e almoço.

Para fazer a visita é preciso se inscrever por e-mail (eventos@lloydsturismo.com.br) ou por telefone: (12) 3922-9500.

Publicidade
Publicidade
Publicidade