Publicidade

como escolher um imóvel

Zona norte de SP tem 99% de imóveis novos com dois dormitórios

Apartamentos de dois dormitórios ganham cada vez mais espaço em São Paulo. No primeiro semestre deste ano, esse tipo de imóvel representou 65% dos lançamentos na cidade, totalizando 7.550 unidades anunciadas no período, segundo dados da consultoria imobiliária VivaReal/Geoimovel.

Há dois anos, os apartamentos de dois dormitórios representavam 56% do total de lançamentos no primeiro semestre. Nos primeiros meses de 2017, só na zona norte da cidade, eles totalizam 99% dos lançamentos. Em 2015, na mesma região eles representaram 73% do total.

Muita gente é atraída para a zona norte pela promessa de bons preços e tranquilidade. De todos os apartamentos lançados no primeiro semestre deste ano na região, 57% foram vendidos.

Keiny Andrade/Folhapress
Ossada suspeita de ser de João Leonardo da Silva Rocha, morto na ditadura militar, é exumada em Palmas do Monte Alto (BA)
Apartamento decorado do Flex Santana, previsão de entrega para julho de 2019

O gerente de treinamento Titus Martonie, 30, vive na Casa Verde desde abril deste ano. Antes, ele morava em Santa Cecília. Ao procurar pelo novo imóvel, Martonie buscava duas coisas: espaço grande e preço pequeno.

"O preço foi a prioridade. Eu também queria um lugar confortável. Moro sozinho, mas os apartamentos com um quarto normalmente eram muito pequenos. Então busquei um de dois quartos e transformei o que eu não usava em closet", conta.

Já a advogada Cecília Nozima, 35, que se mudou para um apartamento em Santana também em abril deste ano, procurava especificamente por um imóvel com dois dormitórios. Apesar de viver sozinha, faz questão do cômodo extra. Vinda do interior, costuma receber amigos e parentes da cidade natal e gosta de acomodá-los bem.

O motivo é o mesmo pelo qual ela se apaixonou pelo bairro. "Sou do interior, caí de paraquedas na zona norte. Santana é um bairro com características de cidade pequena, muito tranquilo", diz.

As construtoras usam essa fama de lugar calmo para fazer bons negócios. A Eztec, por exemplo, vendeu todos os apartamentos de três diferentes empreendimentos desse perfil na região, sendo dois no Tremembé e um em Santana. O Up Home Santana, com uma torre e apartamentos de 72 metros quadrados, tem 24 andares, cada um com quatro unidades. O preço do metro quadrado é R$ 6.179. A área comum tem salão de festas, academia, lan house, piscina e brinquedoteca.

Um compacto "para os seus padrões", segundo a Eztec, mas que conta com duas varandas e preço de mercado competitivo se comparado a outros empreendimentos do mesmo perfil em regiões mais centrais da cidade. Entre os diferenciais do empreendimento, a empresa cita "a região singular, que ainda preserva muitas ruas e vilas com jeito de interior", além da "aura de nostalgia".

A recém-casada Suellen Mesquita, 29, por exemplo, mudou de vida, mas não quis mudar de bairro. Há pouco mais de um mês, a supervisora vive em seu novo apartamento na região do Jaçanã.

"Acho que me acostumei com o clima do bairro, não consigo sair daqui de jeito nenhum." Segundo ela, a compra do apartamento com dois quartos já prevê a chegada de um bebê no futuro. "Não estamos planejando, mas quem sabe daqui a alguns anos."

A Tecnisa também aposta em apartamentos com esse perfil na região. A incorporadora iniciou no mês passado obras do Flex Santana, que tem previsão de entrega para julho de 2019. O empreendimento tem 14 apartamentos por andar de 42 a 67 metros quadrados, em uma torre com 18 andares. O metro quadrado sai por R$ 7.224.

Publicidade
Publicidade
Publicidade