Publicidade

Youtuber ensina como fazer pequenos reparos em casa

Divulgação
A youtuber Paloma Cipriano, 24
A youtuber Paloma Cipriano, 24

Se a reforma for pequena, sem mudanças estruturais, vale a pena se arriscar no mundo da bricolagem para economizar com mão de obra e sentir o gostinho de admirar em casa um trabalho feito com o próprio suor.

É nisso que acredita a estudante de publicidade Paloma Cipriano, 24, que desde 2015 tem um canal no YouTube (youtube.com/palomacipriano) em que ensina a rebocar parede, aplicar massa corrida, instalar azulejo, entre outros reparos.

A casa em que ela mora com a família, em Sete Lagoas (MG), está em reforma desde que ela nasceu. Aos poucos, com o salário que a mãe ganhava como diarista, investia na construção. Quando o dinheiro acabou, Paloma assumiu a obra.

"Nunca tivemos a presença masculina em casa, então aprendi a resolver as coisas. Se eu não fizesse, ficaria sem fazer", diz a estudante, que assistiu a muitos tutoriais de profissionais da área antes de colocar a mão na massa.

No começo, seus vídeos tinham dicas de moda e beleza –e pouca audiência. Quando faltou assunto para o canal, a mãe sugeriu: "Por que não mostra o que está fazendo no seu quarto?". Paloma começava a colocar o piso no cômodo. Ficou com vergonha, mas decidiu postar o vídeo –que já ultrapassou 1 milhão de visualizações.

"Muitas mulheres me mandam mensagem falando que fizeram sozinhas reformas que nunca pensaram que conseguiriam fazer. É uma abertura para diminuir o machismo", afirma.

Para quem nunca nem trocou uma lâmpada, Paloma recomenda começar pelo básico, como pintar uma parede, e aos poucos ir aumentando o grau de dificuldade.

Uma dica é treinar primeiro em cômodos menos importantes, onde os possíveis erros não fiquem tão visíveis, como uma despensa ou um banheiro menos usado.

"Os primeiros pisos que coloquei não ficaram perfeitos. Por último, instalei os da sala, da cozinha e da varanda."

Outra recomendação importante é usar equipamentos de proteção, como luvas e máscaras. "No início, parece que atrapalha, mas depois você se acostuma."

A seguir, confira quatro sugestões da youtuber para os iniciantes em bricolagem.

*

BRICOLAGEM PESADA

Quatro ideias para colocar a mão na massa sem correr riscos

Editoria de Arte/Folhapress

PINTURA DE PAREDE

Para não sujar nada, forre o chão com uma lona e proteja os cantos com fita crepe. Então, lixe a parede. A tinta deve ser diluída de acordo com as recomendações do fabricante. Use um rolo de fibra para pintar o meio e um pincel para fazer o acabamento nas bordas. Comece pela parte superior da parede, passando o rolo de cima para baixo e de baixo para cima. São necessárias pelo menos duas demãos

PISO VINÍLICO

O modelo mais fácil de instalar é o de encaixe, que não precisa de cola. Primeiro, aplique uma massa nivelante no piso com um rodo. Deixe secar por 24 horas. Depois, coloque as placas a partir da maior parede do cômodo, encaixando uma na outra. Use um estilete se precisar cortar as peças

PASTILHAS DE VIDRO

O modelo mais prático é o autoadesivo, que pode ser colado direto em azulejos. Para começar, escolha uma área menor de aplicação –em volta do espelho, por exemplo. Se precisar ajustar o tamanho, é só cortar a tela que prende as pastilhas. Tire a proteção, cole no lugar desejado e aperte com os dedos. Em seguida, aplique o rejunte com uma espátula de borracha, tirando o excesso, e limpe com uma esponja úmida

EFEITO DE CIMENTO QUEIMADO

Lixe a parede antes de começar. Em um balde, misture a massa corrida, que é branca, com um corante de tintas preto, para dar o tom de cinza parecido com o do cimento. Espalhe pela parede com uma desempenadeira de aço lisa. Duas ou três demãos são suficientes. Se for preciso, lixe no fim

Parede com feito de cimento queimado

Publicidade
Publicidade
Publicidade