Publicidade

zona leste de são paulo

Região periférica da Mooca atrai empreendimentos

A Mooca está crescendo. O espaço nas pontas do bairro, onde ficavam casas antigas, galpões e fábricas desativadas, está sendo ocupado por novos empreendimentos.

Hoje, segundo levantamento do Grupo Zap Viva Real, 49% dos domicílios na região estão em prédios. Só nos últimos cinco anos, 22 empreendimentos foram lançados no bairro, totalizando 2.427 unidades residenciais. O valor médio do metro quadrado na região é de R$ 8.272.

O grande benefício dessa verticalização, na opinião de Rony Conde Marques, diretor da imobiliária CMARQX, é o impulsionamento do comércio na área. "Em vez de reforçar a concentração em ruas já movimentadas, novos moradores criam uma demanda em ruas mais afastadas da região central do bairro", diz.

Alberto Rocha/Folhapress
Vista do empreendimento Villa São Paulo, na Mooca, zona leste
Vista do empreendimento Villa São Paulo, na Mooca, zona leste

Nas bordas da Mooca moradores têm tranquilidade e estão a um curto deslocamento de distância das áreas mais centrais. É o caso do Estações Mooca, da construtora Even, entregue em 2016, na divisa com a Vila Prudente, com unidades de 45 a 59 m² —só a segunda metragem está disponível para venda, pelo valor de R$ 395 mil.

A publicitária Carolina Amorim, 35, mora ali há um ano e vê como vantagens a comodidade da área comum e o fácil acesso ao comércio, como o Shopping Mooca. "Basta atravessar uma avenida e, em dois minutos de carro, chegamos às áreas mais tradicionais", afirma.

O deslocamento da Mooca para as outras regiões da cidade também é fácil segundo os moradores. Muitos dos novos habitantes do bairro vêm da zona oeste da cidade, onde o custo de vida aumentou muito nos últimos anos. Para esse público, a mobilidade faz muita diferença, diz Carlos Coimbra, diretor regional da Queiroz Galvão Desenvolvimento Imobiliário.

A construtora é responsável pela construção do Villa Family Club, com unidades de entre 63 e 73 m² e entrega prevista para junho.

Além dos recém-chegados há o público que já conhece a Mooca e ali quer permanecer, como a advogada Simone Nycz, 39, moradora do bairro há sete anos.

Ela reforma agora seu apartamento no Magnífico Mooca, empreendimento da Eztec entregue em outubro de 2017. Sua previsão é de se mudar com o noivo até o meio do ano para o novo apartamento, de 85 m².

Agora, a incorporadora e construtora está repassando as unidades que já foram vendidas aos respectivos compradores. Em dois meses, as vendas de mais apartamentos no empreendimento devem ser reabertas.

O investimento vale cada centavo, diz Simone. "Quando se fala da Mooca, logo se pensa em um bairro tradicional. É exatamente isso que vemos em toda a extensão região. É um bairro completo e muito charmoso de morar. Diria até que é o lugar perfeito."

Publicidade
Publicidade
Publicidade