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Pouco lembrados pelo público, hatches médios passam pelo teste Folha-Mauá

Marcus Leoni / Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 16.02.16 11h Comparativo Ford Focus e Peugeot 308. (Foto: Marcus Leoni / Folhapress, SUP-VEICULOS)
Ford Focus SE Plus (à esq.) e Peugeot 308 passaram pelo teste Folha-Mauá

A empresária Nilza Martins, 63, não encontra motivos para abrir mão do Ford Focus. Está no terceiro da linha, sem nunca ter se sentido atraída pelo EcoSport reluzente no showroom da revenda. Ela é uma exceção.

Desde 2003, ano em que o Ford EcoSport foi lançado, os hatches médios como o Focus perderam fãs. O estepe pendurado na traseira virou fetiche, com multidões dispostas a aguardar três meses até receber seu jipinho. O estilo topa-tudo compensava a falta de finesse.

Passados 13 anos, o Focus continua sendo uma opção mais nobre. As mãos do motorista são recebidas por um volante forrado de couro. Os botões que comandam o som estão ali, acompanhados das teclas do sistema Bluetooth.

A versão SE Plus que participa deste teste Folha-Mauá tem motor 1.6 flex (135 cv) e câmbio manual.

O desempenho não condiz com a pinta de esportivo, mas nada de reprimendas por mau comportamento. As qualidades desse Ford são medidas pelo equilíbrio da carroceria, que permanece nivelada ao solo mesmo em curvas fechadas. A suspensão independente na traseira (cada roda tem seus próprios eixos) é o segredo da receita.

APERTO

A vida boa ao volante não se repete no banco de trás, onde dois adultos sofrem para acomodar as pernas. O espaço é inferior ao dos rivais. Na geração atual, o Ford Focus cresceu por fora e encolheu por dentro.

É aí que o segundo carro desse teste, o Peugeot 308, começa a se destacar. Há um quê de minivan em seu projeto, com teto mais alto e acomodações dignas em todos os assentos. O pacote de itens de série tem a fartura de carros bem mais caros, com seis airbags e ar-condicionado digital presentes em todas as versões disponíveis.

As impressões positivas são maculadas nos primeiros movimentos. O volante é grande e um tanto pesado, bem como o pedal da embreagem da versão 1.6 flex (122 cv). A fabricante paga o preço de não ter acompanhado a geração europeia, hoje montada sobre uma plataforma bem mais moderna e leve.

Os pontos negativos são menos percebidos na versão THP, a escolhida pelo engenheiro Rodrigo Gonçalves Coutinho, 41. Seu 308 turbo é o mais recente de uma longa lista de hatches médios. Porém, o nascimento de sua primeira filha vai obrigá-lo a mudar de carroceria.

"Meu carro é confortável, mas preciso de ainda mais espaço. Estou pensando em comprar um sedã de bom desempenho ou um utilitário de perfil mais esportivo, como o VW Tiguan", diz Coutinho.

Essa era a transição comum até os anos 1990: os hatches médios, sinal de status para jovens profissionais, eram trocados por Monzas e Santanas. Na década seguinte, os utilitários chegaram para criar novas "necessidades". Ao carro não basta mais ser grande: é preciso ser alto.

VENDAS

Enquanto o Focus teve 4.000 unidades vendidas entre janeiro e julho, o EcoSport foi parar em 15 mil garagens.

Na Peugeot, o modelo 308 teve 1.650 emplacamentos no acumulado do ano -pouco diante dos 6.000 SUVs compactos comercializados pela marca, que produz o 2008. Os dados são da Fenabrave (federação que representa os distribuidores de veículos).

A preferência do consumidor mexeu nos preços. Em 2003, um Focus custava 15% a mais que um EcoSport equivalente em equipamentos. Hoje, um jipinho com os mesmos itens do hatch terá preço 4% superior.

Segundo levantamento feito pela Minuto Seguros, o custo médio nacional da apólice para o EcoSport é de R$ 2.844. A cobertura é mais em conta para o Focus: R$ 2.557. O cálculo leva em consideração um motorista homem, com 35 anos de idade e casado.

Embora sejam mais sofisticados, os hatches desse teste têm os mesmos custos básicos de manutenção que os jipinhos equivalentes. Apesar do apelo esportivo, Focus e 308 tornaram-se compras mais racionais.

PEUGEOT 308 1.6 ALLURE
POTÊNCIA 122 cv (e) 115 cv (g) a 5.800 rpm
TORQUE 16,4 kgfm (e) e 15,5 kgfm (g) a 4.000 rpm
CÂMBIO manual, de cinco marchas
PORTA-MALAS 430 litros
PESO 1.318 kg
ACELERAÇÃO (0 a 100 km/h) 12,6s (e) e 13,9s (g)
RETOMADA 11,8s (e) e 14s (g)
CONSUMO URBANO 7,6 km/l (e) e 10,2 km/l (g)
CONSUMO RODOVIÁRIO 12 km/l (e) e 15,4 km/l (g)
PREÇO R$ 73.490
COMPRIMENTO 4,29 m
ENTRE-EIXOS 2,61 m
LARGURA 1,81 m
ALTURA 1,52 m

FORD FOCUS 1.6 SE PLUS
POTÊNCIA 135 cv (e) 131 cv (g) a 5.800 rpm
TORQUE 16,7 kgfm (e) e 16,2 kgfm (g) a 3.000 rpm
CÂMBIO manual, de Cinco marchas
PORTA-MALAS 316 litros
PESO 1.310 kg
ACELERAÇÃO (0 a 100 km/h) 12,5s (e) e 13,4s (g)
RETOMADA 12,6s (e) e 13,8s (g)
CONSUMO URBANO 7,8 km/l (e) e 11,2 km/l (g)
CONSUMO RODOVIÁRIO 12,1 km/l (e) e 16,5 km/l (g)
PREÇO R$ 78.490
COMPRIMENTO 4,36 m
ENTRE-EIXOS 2,65 m
LARGURA 1,82 m
ALTURA 1,47 m

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