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Carros conectados esbarram em problemas de segurança

Centrais multimídia que "conversam" com smartphones viraram diferencial na hora de escolher um automóvel. Quanto mais recursos disponíveis, maiores as chances de fisgar consumidores.

Contudo, o entretenimento a bordo pode prejudicar a segurança. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), ter um telefone conectado ao veículo aumenta em até quatro vezes a chance de o motorista se envolver em um acidente de trânsito.

Nem todos estão conscientes dos riscos. Estudo do Centro de Tecnologia Allianz mostra que 72% dos motoristas disseram sentir-se distraídos por eventos externos (um cartaz, por exemplo), mas ignoraram as desatenções na cabine. Ainda de acordo com a pesquisa, alertas vindos do telefone consomem um quinto do tempo de direção.

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Projeção de realidade aumentada desenvolvida pela Continental
Projeção de realidade aumentada desenvolvida pela Continental

ESPELHO

Uma tecnologia que minimiza o perigo causado pelo uso do celular ao volante é o espelhamento dos aparelhos nas centrais multimídia.

No Android Auto, sistema de emparelhamento do Google, o motorista só tem acesso a mapas, músicas, contatos telefônicos e mensagens. A tela do telefone fica bloqueada: a única forma de acessar os aplicativos é usando os controles do carro. O acesso a mídias sociais ou jogos não são permitidos.

"Embora segurança seja um assunto recorrente, muitas vezes o usuário quer ficar conectado quando está ao volante, momento em que deveria estar mais concentrado", diz Flavio Ferreira, diretor de parcerias do Google para Android, Chrome e hardware na América Latina.

Segundo Ferreira, "os aplicativos disponíveis no Android Auto são uma versão otimizada para o uso em veículos, e não estão disponíveis na plataforma aplicativos que tirem a concentração do usuário, como jogos ou serviço de e-mail". O navegador Waze, que lidera a lista de solicitações dos usuários, deverá ser liberado em breve.

Outro app que prioriza a segurança é o Here WeGo, formado por um consórcio entre Audi, BMW e Mercedes-Benz.

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Por meio de gestos, motorista aciona o som do BMW Série 7
Por meio de gestos, motorista aciona o som do BMW Série 7

Com mapas de 200 países, o sistema de navegação avalia e classifica mais de 270 atributos das vias, como altura de passarelas, largura das pistas e conservação. Gratuito, está disponível para Android Auto e Apple Car Play. Não é preciso ser dono de um carro de luxo para baixá-lo.

"Fazemos uma reclassificação utilizando parâmetros de mobilidade. Ruas restritas, estreitas, de difícil acesso e não pavimentadas são consideradas áreas de pouca mobilidade urbana. Caso haja uma delas dentro do trajeto solicitado, o aplicativo traça uma alternativa mais adequada até o destino", explica Márcio Andrade, gerente sênior de produtos da Here.

Outras marcas partiram para sistemas que permitem consultas por voz. Nas plataformas Volvo On Call e Chevrolet On Star, o motorista pode entrar em contato com a central por meio de um botão instalado no retrovisor. Dá para pedir ao atendente a inserção de uma determinada rota no GPS. O endereço será incluído sem que o condutor precise digitar.

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