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Onix e HB20 provam que carros 1.0 atuais são populares apenas no nome

A atendente se esforça para explicar o acionamento do sistema que monitora a pressão dos pneus do Chevrolet Onix. A conversa ocorre por meio do On Star, serviço que atende clientes da marca 24 horas por dia, podendo acionar o serviço de socorro em caso de acidente ou fazer reserva em um restaurante.

Recursos como esses já impressionam quando presentes em carros de alto luxo. A bordo de um modelo popular com motor 1.0, mostram o quanto o mercado mudou desde o Fiat Uno Mille (1990).

Além de avisar ao motorista que os pneus estão descalibrados e proporcionar um bate-papo ao toque de um botão no retrovisor, a linha 2017 do compacto Chevrolet vem com um sistema de som bacana, ar-condicionado e direção com assistência elétrica. Tudo isso embalado por um modesto motor de 80 cv.

"Pesquisas mostram que muitos consumidores dão mais importância para a conectividade do que à potência. Ter um sistema que possibilite total integração com o celular do motorista é importante não só pela comodidade, mas também por questão de segurança", diz Hermann Mahnke, diretor de marketing da Chevrolet.

Eduardo Anizelli/Folhapress
Hyundai HB20 Comfort Plus (à esq.) e Chevrolet Onix LT
Hyundai HB20 Comfort Plus (à esq.) e Chevrolet Onix LT

ORIGEM HUMILDE

O recheio farto tem ajudado nas vendas. O Onix lidera o mercado desde 2015, seguido de perto pelo Hyundai HB20, outro popular bem equipado. A dupla passa pelo teste Folha-Mauá em suas versões mais vendidas, com preços perto de R$ 45 mil.

A origem humilde é lembrada pela falta de regulagem da coluna de direção em ambos, e o desempenho não deixa esquecer que se está ao volante de um carro popular.

Ao absorver soluções de carros maiores e itens de segurança, Onix e HB20 são gordinhos quando comparados a seus antecessores. Nos anos 1990, Chevrolet Corsa Wind e Hyundai Atos pesavam cerca de 800 kg cada, quase 200 kg a menos que os modelos atuais. É por isso que, apesar da evolução dos motores, não há um salto significativo em desempenho.

Nesse contexto, o Onix se sai melhor. A montadora preferiu apostar em seu antigo 1.0 de quatro cilindros, e acertou. O carro anda na frente nas provas de desempenho e gasta menos combustível, beneficiado pelo câmbio manual de seis marchas.

No Hyundai, o motor tricilíndrico tem vibrações mais perceptíveis, principalmente em altas rotações. Seu brilho está na cidade, quando a embreagem leve faz diferença. O HB20 é mais agradável em meio ao caos, com posição de dirigir relaxada e itens como uma tampa corrediça em um dos vários porta-objetos espalhados pela cabine.

Esses detalhes fazem diferença para a bancária Vanessa Fabeni, 37. Há dois anos, ela escolheu o compacto de origem sul-coreana.

"O HB20 é pequeno, mas tem espaço suficiente para que os ocupantes do banco traseiro se sintam confortáveis. Na época da compra, tive a sensação de ser mais leve para dirigir e extremamente silencioso", afirma Fabeni.

Sua colega de trabalho Cristiane Pacheco Soares, 32, prefere o Onix. Ela é dona de um desde 2013. "Os fatores decisivos para a escolha foram o painel digital e o sistema de som, e acho que meu carro é mais alto e espaçoso".

Cristiane está certa: o Chevrolet oferece mais espaço no banco traseiro, e a posição ao volante é elevada até demais, o que pode incomodar motoristas com mais de 1,80 m.

No conjunto da obra, o Onix se sai melhor. O sistema On Star compensa a falta de computador de bordo e retrovisores com acionamento elétrico entre os itens de série, presentes no HB20. Mas o resultado superior nas provas de consumo, item q'ue fala direto ao bolso, define a disputa a favor do Chevrolet.

Colaborou IVAN RIBEIRO

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Ivan Ribeiro/Folhapress
À esq., Cristiane Pacheco Soares com o Chevrolet Onix avaliado; à dir., Vanessa Fabeni e o seu Hyundai HB20 ano 2014
À esq., Cristiane Pacheco Soares com o Chevrolet Onix avaliado; à dir., Vanessa Fabeni e o seu Hyundai HB20 ano 2014

HYUNDAI HB20 1.0 COMFORT PLUS

POTÊNCIA 80 cv (e) 75 cv (g) a 6.200 rpm
TORQUE 10,2 kgfm (e) e 9,4 kgfm (g) a 4.500 rpm
CÂMBIO manual, de cinco marchas
PORTA-MALAS 300 litros
PESO 990 kg
PNEUS 185/65 R15
ACELERAÇÃO (0 a 100 km/h) 15,1s (e) e 16,6s (g)
RETOMADA (80 a 120 km/h) 16,6s (e) e 19,2s (g)
CONSUMO URBANO 10 km/l (e) e 12,2 km/l (g)
CONSUMO RODOVIÁRIO 13,6 km/l (e) e 16,5 km/l (g)
PREÇO R$ 44.855

CHEVROLET ONIX 1.0 LT

POTÊNCIA 80 cv (e) 78 cv (g) a 6.400 rpm
TORQUE 9,8 kgfm (e) e 9,5 kgfm (g) a 5.200 rpm
CÂMBIO manual, de seis marchas
PORTA-MALAS 280 litros
PESO 1.021 kg
PNEUS 185/70 R14
ACELERAÇÃO (0 a 100 km/h) 14,7s (e) e 15,8s (g)
RETOMADA (80 a 120 km/h) 15,9s (e) e 17s (g)
CONSUMO URBANO 10 km/l (e) e 13,9 km/l (g)
CONSUMO RODOVIÁRIO 14,1 km/l (e) e 19 km/l (g)
PREÇO R$ 44.890

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