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Suzuki Vitara surpreende e lidera ranking Folha-Mauá entre jipinhos

No princípio, havia o Suzuki Vitara. Foi o utilitário compacto japonês que mostrou aos brasileiros que modelos rústicos podiam ter ar-condicionado e direção levinha nos idos dos anos 1990, época da reabertura do mercado aos carros importados.

Após ficar ausente por alguns anos, a marca japonesa retornou ao Brasil em 2008 com um utilitário crescido, mas o público só queria saber de jipinhos compactos.

Foi assim até novembro, quando a quarta geração do Vitara chegou às lojas e ao topo do Ranking Folha-Mauá.

O utilitário avaliado tinha tração dianteira e motor 1.4 turbo com 146 cv. Foi o suficiente para vencer todas as provas das quais participou. No consumo rodoviário com gasolina, a marca de 18 km/l o coloca entre os carros mais econômicos de 2016.

Seu desempenho supera o do também turbinado Peugeot 2008 THP, grande campeão da categoria em 2015.

Com 4,17 metros de comprimento, o Vitara oferece espaço equivalente ao do Jeep Renegade. Ou seja: não é a melhor opção para famílias.

Outro problema é o preço: os R$ 108 mil cobrados pelo Suzuki turbo o colocam na faixa mais alta do segmento.

Em posições honrosas estão a picape VW Saveiro Cross cabine dupla (R$ 72,7 mil), a melhor do ano nas provas de aceleração e consumo com etanol, e o Nissan Kicks SL (R$ 90 mil), que se destacou em medições de retomada.

O chinês JAC T5 completa o pódio, obtendo números razoáveis em versões com caixa manual ou automática, do tipo CVT (transmissão continuamente variável). Bem equipado, é o modelo mais em conta do segmento, sendo vendido a R$ 70 mil.

UTILITÁRIOS MÉDIOS A GASOLINA OU FLEX

Transformar um jipão de duas toneladas em carro superesportivo não faz muito sentido, mas os resultados obtidos pelo Range Rover SVR justificam a proposta.

O utilitário, que custa R$ 599 mil e oferece todo o espaço necessário para uma família, chegou aos 100 km/h em 5,4 segundos.

Não é carro para consumidores que prezam pela discrição, já que o porte e o ronco grave do motor 5.0 V8 (550 cv) chegam a soar como agressões aos veículos que o cercam no trânsito.

Em segundo lugar ficou o Jaguar F-Pace S (R$ 408 mil), que é outro exemplo do auge atingido pelos britânicos no que se refere à engenharia.

Os campeões dividem espaço nas linhas de montagem. O F-Pace S é mais atual e aproveita melhor o espaço da cabine, mas seu sistema de amortecimento não é tão gentil quanto o do SVR -buracos, lombadas e valetas são mais percebidos.

UTILITÁRIOS A DIESEL

Primeiro Volvo a diesel comercializado oficialmente no Brasil, o XC60 D5 dominou os resultados em seu segmento.

Seu motor 2.4 (220 cv) não é o que a marca tem de mais moderno na prateleira, mas suas virtudes bastaram.

No mais, trata-se de um carro espaçoso e agradável ao volante.

A Chevrolet S10 ocupa a segunda posição no ranking. A versão 2017 traz direção com assistência elétrica e nova central multimídia.

Outro que se destacou em 2016 foi o motor 2.0 do grupo FCA Fiat Chrysler, que foi o melhor em provas de consumo com a picape Fiat Toro e o utilitário Jeep Compass.

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