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Moto BMW G310R tem vocação estradeira e conforto acima da média

As curvas das montanhas nos arredores de Los Angeles, Califórnia, passam rapidamente. A motocicleta, obediente e ágil, gosta de estrada e se comporta como uma legítima BMW. Ou quase.

Seu motor de apenas um cilindro e 313 cm³ rende 34 cv, "cavalinhos" que devem ser bem usados para manter a boa performance.

Apesar de marca e projeto terem origem alemã, a G310R é feita na Índia, por meio de uma associação com a TVS Motors. Será também nacional: a fabricação em Manaus começa em 2017.

Lançada mundialmente nos Estados Unidos, essa BMW de menor cilindrada é a nova porta de entrada para as motos da marca. Até então, a montadora só produzia modelos maiores, com motores acima de 500 cm³.

Quando nacionalizada, seu preço sugerido deverá ficar em torno dos R$ 25 mil -hoje, o modelo mais em conta da marca no país, a F700GS, custa R$ 35,9 mil.

Historicamente, não deixa de ser uma volta às origens: a BMW já produziu a R25, uma motocicleta compacta (250 cm³), entre 1938 e 1966. No princípio, seu motor rendia somente 10 cv de potência, indo a 18 cv nos últimos anos de sua produção.

Divulgação
BMW G310R em praia da Califórnia
BMW G310R em praia da Califórnia

Com quase o dobro da força de sua ancestral, a G310R pode ostentar o "R" em sua sigla -de Roadster, ou estradeira- com naturalidade.

Apesar do porte de moto maior e estilo agressivo, a novidade pesa apenas 158,5 quilos, o que favorece seu rendimento em estradas: de acordo com a BMW, a velocidade máxima chega a 143 km/h. Durante o teste foi possível rodar com tranquilidade a 120 km/h, o suficiente para encarar viagens longas.

Claro, trata-se de uma BMW atual que traz várias sofisticações de seu tempo, desde injeção eletrônica até freios com ABS (sistema que evita o travamento das rodas em frenagens de emergência). Há também painel com marcadores diversos, que mostram autonomia, consumo e temperatura do motor.

Seu motor traz bastante tecnologia, com refrigeração líquida, duplo comando de válvulas e eixo balanceador para eliminar vibrações.

O consumo médio de gasolina é de 33 km/l, segundo a fabricante. Durante a avaliação, em uma pilotagem mais agressiva por estradas de serra, a marcação ficou em torno de 26 km/l.

O nível de conforto está acima da média no segmento de motocicletas intermediárias, com posição para pilotar boa para longos percursos. A altura do assento pode ser escolhida pelo motociclista, variando de 76 cm a até 81,5 cm de distância do solo.

SOM E SILÊNCIO

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Moto BMW G310R durante teste por estradas de Los Angeles
Moto BMW G310R durante teste por estradas de Los Angeles

O motor da G310R tem funcionamento suave, sendo bastante silencioso. Apenas em torno das 5.000 rpm (rotações por minuto) existe um ruído mais elevado, que vem da aspiração e das partes altas do motor. O barulho desaparece assim que a rotação passa de 6.000 rpm.

A suspensão, bastante eficiente, traz calibração com tendência esportiva, permitindo contornar curvas velozes com segurança. A dianteira (com garfo invertido) parece firme demais para a buraqueira brasileira e certamente terá outra regulagem para o mercado nacional.

Freios potentes com discos simples, além de um quadro bastante rígido, completam um projeto equilibrado, tornando a G310R muito agradável de pilotar.

Como deve ter preço atraente para uma moto de grife, a "baby BMW" tem muitos argumentos para se tornar um sucesso. A marca já prepara uma outra versão, mais aventureira, que estreia até o fim de 2017 e se chamará GS310.

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