"Na China as pessoas pensam e agem com foco no longo prazo. É o lugar ideal para o futuro da mobilidade", disse Harald Krüger, presidente do conselho do grupo BMW, ao apresentar o conceito iX3 nesta quarta (25) no Salão do Automóvel de Pequim.
O protótipo dará origem a um modelo de produção que será um marco importante na estratégia da BMW. Será o primeiro totalmente elétrico baseado em um modelo de sua linha principal de produtos. Sem contar os híbridos, hoje os elétricos estão apenas em veículos desenvolvidos para a sub marca i, o i3 e o i8.
"O iX3 irá para produção em 2020, na China", diz Krüger. Também é esperada a fabricação e venda na Europa, mas a marca não deu detalhes do cronograma.
Segundo a BMW, o modelo estreia a nova geração de seu sistema de propulsão elétrica. Multiplataforma e de produção flexível, ele será estendido gradualmente para todos utilitários esportivos, a linha X.
As especificações do conceito mostrado na China informam a presença de um motor de 270 cv com autonomia de 400 km. A recarga leva 30 minutos em tomadas de alta voltagem, diz a fabricante.
Os planos do iX3 aparecem quando várias montadoras premium se armam para encarar o Tesla Model X. A primeira foi a Jaguar, com o I-Pace, versão elétrica do E-Pace. A Audi entrará na briga no final do ano com o e-tron. Já a Mercedes prepara o EQC para 2019.
Principal feira de automóveis da Ásia, o Salão de Pequim abre as portas ao público geral no domingo (29). A mostra ocorre a cada dois anos e alterna com a de Shangai. A China é hoje o maior mercado de veículos do mundo, com cerca de 29 milhões de unidades vendidas em 2017.
O jornalista viajou a convite da Caoa Chery