Publicidade

Projeto de reforma aproveita cada espaço de apartamento de 70 m²

Na reforma do seu apartamento de 70 m² na Vila Beatriz (zona oeste de São Paulo), a arquiteta Cinthia Liberatoni buscou otimizar cada centímetro dos ambientes.

O quarto de casal é um bom exemplo disso. Os dois armários, posicionados frente a frente, foram projetados com diferentes profundidades: um com 60 centímetros, suficiente para acomodar cabides, outro com 40 centímetros, apenas com prateleiras.

A ideia era evitar gavetas, que encarecem o projeto, e, ao mesmo tempo, ser funcional. Para aproveitar a lateral do armário maior, a arquiteta desenhou uma estante com 15 centímetros de profundidade que também serve de mesa de cabeceira. Na lateral do outro armário, um espelho ajuda a dar sensação de amplitude ao cômodo de 12 metros quadrados.

Liberatoni usou um truque para dar a impressão de que a janela é maior. "Coloquei persianas marrons que saem do teto e cortinas de gaze de linho laranja que vão até o chão", afirma.

Em frente à cama ela projetou uma sapateira, que fica a 20 cm do chão para facilitar a circulação pela área.

Até a escrivaninha, encostada na janela, é multifuncional. O tampo da mesa abre e, dentro dele, há um porta-bijuterias. Na gaveta inferior ainda há espaço para guardar um notebook. A cadeira de acrílico ajuda a dar mais leveza para o conjunto.

Publicidade
Publicidade
Publicidade