Publicidade

Casa da década de 1950 ganha varanda com teto de vidro e jardim; veja fotos

Uma área ao ar livre de uma casa no Jardim Europa (zona oeste de São Paulo) da década de 1950 se transformou em uma varanda com cobertura e portas de vidro, piso de pedra limestone e paredes de terracor. Tudo isso sem que as estruturas do imóvel fossem alteradas.

"O ponto alto do ambiente é a sua proximidade com o jardim", afirma o arquiteto paulistano Leonardo Junqueira, responsável pelo projeto. Para "dar um ar mais fresco ao lugar", ele também trocou o muro de pedra que ficava no espaço por uma grande parede verde.

No teto de vidro, foram colocadas persianas retráteis para proteger a varanda do sol. Outro destaque do projeto foi a comunicação da varanda com a área interna da casa. O arquiteto instalou portas de vidro para separar os espaços e também para proteger a varanda do vento.

Todos os móveis usados na decoração do ambiente foram aproveitados da casa em que os moradores -um casal na faixa dos 50 anos, com dois filhos na faixa dos 20- viviam antes da mudança. "Tivemos que adaptar o projeto do interior à mobília", afirma Junqueira.

A reforma da varanda, que tem aproximadamente 40 m², custou em torno de R$ 120 mil. O arquiteto define o estilo do projeto como "clássico light". "Recuperamos o valor da arquitetura da casa. Ninguém imaginava que pudesse ficar tão bom sem colocar a casa abaixo", diz.

Publicidade
Publicidade
Publicidade