Publicidade

Imóvel antes usado para locação é modernizado para novos moradores

Localizado em um edifício do fim dos anos 1980, esse apartamento de 120 metros quadrados em Niterói (RJ) foi alugado por um bom tempo. Ainda com a planta original de três quartos, o imóvel estava desgastado.

A divisão dos cômodos e a aparência antiga não agradavam aos novos moradores, um casal jovem. "A sala não tinha personalidade", diz Fernanda Carminate, arquiteta do escritório PKB, que fez a reforma.

O primeiro passo para dar vida ao ambiente foi raspar o assoalho de madeira, que estava coberto por sinteco –um tipo de verniz– na cor branca. Depois de ganhar uma cobertura fosca, o assoalho recuperou a cor original.

Para deixar a sala com um ar industrial, foi colocado concreto armado em uma das paredes. O material também funciona como um painel, escondendo os fios da televisão. Na parede em frente, uma prateleira para quadros permite que as peças sejam mudadas de posição sempre.

A prateleira esconde um dos quatro pontos de luz indireta do ambiente, que ganhou teto rebaixado de gesso para distribuir melhor as luzes de led. Outro foco de iluminação indireta está na cortina, que toma toda a parede da janela.

Além da sala, os outros cômodos do imóvel também foram reformados. Um dos três quartos foi convertido em closet, e o segundo dormitório virou uma suíte para receber hóspedes. Foram quatro meses de obras, a um custo de R$ 270 mil.

Publicidade
Publicidade
Publicidade