Ypê e Natura são as mais associadas ao verde

Menos é mais, no planeta e no bolso. Ypê e Natura falaram disso em 2016. Difícil conter a empatia quando vem a música-tema do desapegado urso Balu, de Mogli: "Necessário, somente o necessário, o extraordinário é demais". Quase impossível não rir dos episódios que a atriz, roteirista e cantora Clarice Falcão gravou falando sobre padrões de beleza e desperdício.

As campanhas foram ao ar neste ano, a primeira para vender um lava-louças concentrado da Ypê, e a segunda para divulgar a linha Sou, de cosméticos básicos, da Natura.

Arte Folha
Top of Mind 2016 - meio ambiente

Ypê oscilou de 7% para 6% em relação a 2015. Natura permaneceu com 5%. Estão empatadas, de acordo com a margem de erro. E cresceu o grupo de pessoas que não se lembram de nenhuma marca quando o assunto é ambiental: são 66%, e eram 64% em 2015 e em 2014.

Segundo Alexandre Gama, da agência Neogama, Ypê soma marca, valores familiares e procedimentos industriais que protegem a natureza, e esse conjunto é seu lastro. "Apenas tornamos mais explícito o que já é praticado internamente."

A identificação da marca com o meio ambiente na cabeça do brasileiro vem da "consistência" da empresa, diz seu vice-presidente, José Cabral: "A Ypê assume seu papel de transformador social. A preservação é um valor legítimo muito antes de virar moda".

Em parceria com SOS Mata Atlântica, a empresa apoiou neste ano o Observando os Rios, que monitora 17 bacias hídricas.

Em junho, foi feita a campanha "Somente o necessário", que explora a letra da música. "O consumidor está valorizando mais os produtos mais sustentáveis", afirma Gama.

Esse público também está na mira da Natura. "Enfatizamos a valorização da biodiversidade, a redução nas emissões de gás carbônico e passamos a fabricar embalagens com vidro reciclado", diz Andrea Álvares, vice-presidente de marketing da empresa.

"Viva sua beleza viva", de março de 2016, foi a primeira campanha da agência Africa para a Natura. Ela buscou inspiração "na essência e na missão, no compromisso que a Natura tem com a beleza, com o prazer e a sustentabilidade", diz Nizan Guanaes, fundador da Africa. Os vídeos de Falcão também fazem parte da "Viva sua beleza viva" -somam 2,9 milhões de visualizações.

A Natura foi considerada uma das cem mais sustentáveis do mundo pelo Corporate Knights (empresa canadense de mídia e pesquisa).

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