Durante 25 anos de existência do Top of Mind, três marcas puderam se gabar de terem vencido todas as edições da história do prêmio: Omo, Kibon e Volkswagen.
Na edição 2016, no entanto, uma delas perdeu o posto.
A Fiat, pela primeira vez, figurou como a mais lembrada na categoria Carro. A vitória sobre a Volks aconteceu no desempate (49% a 45%).
"O Top of Mind representa muito para nós porque ninguém acorda pensando: 'o que tal marca fará por mim hoje?'. Então, quando alguém responde que Fiat é a marca lembrada, significa que a gente achou uma maneira de ser relevante", diz a gerente de publicidade da marca de origem italiana, Maria Lúcia Antônio.
"Acho que conseguimos isso por estarmos há 40 anos tentando traduzir o que as pessoas esperam de uma marca de carro, pela nossa extensa gama de automóveis e porque conseguimos antecipar necessidades."
A executiva acredita que, apesar da origem italiana, a marca se tornou brasileira.
"Neste ano, fizemos os lançamentos de Toro e Mobi, marcas que ajudaram na renovação do portfólio da Fiat", diz.
Top Transporte
Não foi a primeira vez, mas teve gosto de estreia a vitória da Mercedes-Benz entre os Caminhões. A categoria não figurava na pesquisa desde 2009.
"O prêmio representa muito. A marca ganhou no passado e [o segmento] ficou muito tempo fora. No momento em que a companhia celebra 60 anos no Brasil, mostra que nosso trabalho foi bem-feito", afirma Roberto Leoncine, vice-presidente de vendas e marketing.
Outro premiado na categoria foi a Pirelli, o pneu mais lembrado.
"O prêmio é uma conquista para nós. É uma satisfação enorme", diz Marco Maria Tronchetti Provera, diretor de marketing para América Latina.