Bicentenário de 'Frankenstein' ressuscita monstros do cinema

Mostra no CCBB vai de de 5/9 a 1º/10 e é gratuita

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

São Paulo

No ano em que o livro "Frankenstein", de Mary Shelley, completa 200 anos de publicação, o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) traz a mostra "Monstros no Cinema", com exibição de filmes, peças, oficinas e debates, de 5/9 a 1º/10, em São Paulo.

As exibições são gratuitas. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início de cada sessão.

A lista de mais de 30 filmes é encabeçada por clássicos como "Frankenstein" (1931) e "Drácula" (1931). Entre os não tão antigos, "A Mosca" (1986) e "A Hora do Pesadelo" (1984).

Boris Karloff em ‘A Noiva de Frankenstein’ (1935)  - Divulgação

"A Forma da Água", vencedor do Oscar de melhor filme em 2018, e "Frankenweenie" (2012) integram a cota dos títulos mais recentes.

A mostra também inclui brasileiros. "À Meia Noite Levarei sua Alma" (1964), de José Mojica Marins, e "Mar Negro" (2014) são os únicos representantes nacionais.

Há também títulos voltados para o público infantil, como "Monstros S.A." (2001) e "Onde Vivem os Monstros" (2009).

Dois debates e uma masterclass trazem pesquisadores, críticos e cineastas para discutir a relação bem-sucedida dos monstros com o cinema.

A programação inclui uma oficina de caracterização e maquiagem de efeitos especiais baseados em filmes de monstros, também gratuita.

Fora das telas, seis monólogos, adaptados de clássicos da literatura fantástica, serão apresentados. Entre eles, "Frankenstein", "A Guerra dos Mundos", "O Médico e o Monstro" e "Drácula".

Monstros no Cinema

CCBB, r. Álvares Penteado, 112, centro, São Paulo. De 5/9 a 1º/10. Grátis. Programação completa 

Relacionadas