Descrição de chapéu Venezuela

Equador decreta emergência diante de fluxo inesperado de venezuelanos

Boato de fechamento de fronteira na Colômbia leva mais de 10 mil imigrantes à fronteira

Crianças venezuelanas dividem comida em acampamento em Cali, no sudoeste da Colômbia; rumor de fechamento da fronteira leva 12 mil a cruzarem para o Equador - AFP

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

São Paulo

O governo do Equador decretou estado de emergência nesta quarta-feira (8) em três províncias do país devido à entrada de mais de 10 mil venezuelanos desde o início deste mês pela fronteira com a Colômbia.

O fluxo inesperado começou no fim de semana, devido ao boato de que o presidente colombiano, Iván Duque, fecharia as fronteiras assim que tomasse posse, na terça (7). Até o momento Bogotá não anunciou nenhuma mudança migratória.

A emergência atinge as províncias de Carchi, onde fica a divisão fronteiriça, El Oro e Pichincha, onde fica a capital, Quito.

Segundo a Comissão de Operações de Emergência, a intenção é esvaziar a ponte internacional de Rumichaca, na qual a fila de pessoas para atravessar tomou as duas pistas para carros na terça, o dia mais crítico.

As autoridades migratórias equatorianas afirmam que uma média de 4.200 venezuelanos entrou pela passagem por dia desde o fim de semana. O governo quer evitar também que se acampe na ponte, como ocorreu nos últimos dias. 

O governo ainda tenta organizar com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), a Organização Internacional para Migrações e a prefeitura de Quito, maior cidade da região, um plano de emergência.

O Equador não é um dos principais países que recebem venezuelanos na América do Sul, mas faz parte da rota dos que vão para o sul do continente, principalmente Peru e Chile.

Relacionadas