Descrição de chapéu Governo Trump

CNN processa Trump e pede de volta credencial revogada pela Casa Branca

Emissora quer que Justiça obrigue o governo dos EUA a devolver o passe do repórter Jim Acosta

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Júlia Zaremba
Washington

A emissora CNN decidiu entrar com uma ação contra o presidente americano, Donald Trump, e assessores do republicano para que o repórter Jim Acosta tenha a sua credencial que dá acesso à Casa Branca recuperada.

O jornalista perdeu o passe após se envolver em um embate com Trump durante uma entrevista coletiva realizada na última semana. A justificativa da administração foi de que ele teria tocado de forma agressiva uma auxiliar que tentava tirar um microfone de sua mão.

Momento em que uma auxiliar da Casa Branca tenta pegar o microfone de Jim Acosta enquanto ele debate com Donald Trump - Jonathan Ernst - 7.nov.18/Reuters

Protocolada na manhã desta terça (13) em uma corte de Washington, a ação alega que os direitos de Acosta e da CNN previstos na primeira e na quinta emendas constitucionais (que tratam da liberdade de expressão e de imprensa e do abuso de poder por parte do estado, respectivamente) foram violados com a suspensão da credencial.

Além de Trump, também estão na lista de acusados o chefe de gabinete do republicano, John Kelly, a secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders, o vice-chefe de gabinete para comunicações, Bill Shine, o diretor do Serviço Secreto, Joseph Clancy, e o funcionário do Serviço Secreto que apreendeu a credencial de Acosta.

Em comunicado divulgado durante a manhã, a CNN afirma que "se não forem contestadas, as ações da Casa Branca criariam um perigoso efeito inibidor para qualquer jornalista que cobre nossos representantes eleitos."

Na última sexta (9), a emissora enviou uma carta para a Casa Branca solicitando formalmente a imediata reativação da credencial do repórter e alertando sobre a possibilidade de entrarem com uma ação contra a administração.

Em resposta à medida, Sanders afirmou, em nota, que a gestão Trump vai se "defender vigorosamente do processo" e criticou Acosta, relembrando a resistência do jornalista em entregar o microfone para a estagiária. 

Diz ainda que "não foi a primeira vez" que ele "se recusou de forma inapropriada" a ceder a vez para outros jornalistas. "A primeira emenda não é atendida quando um único repórter, entre mais de 150 presentes, tenta monopolizar o espaço", afirmou, defendendo que haja um "controle sobre esse tipo de comportamento".

A associação que representa os jornalistas que cobrem a administração classificou a suspensão da credencial de "inaceitável" e solicitou a reversão imediata da medida, classificada como "frágil e equivocada."

Já a ACLU (American Civil Liberties Union) afirmou que "é inaceitável e anti-americano" que um presidente expulse um repórter por fazer o seu trabalho e exigiu que a administração reverta a decisão imediatamente.

O embate entre Trump e Acosta ocorreu na última quarta (7), durante a primeira entrevista do presidente após as eleições legislativas.

O repórter despertou a fúria do republicano, que o chamou de "rude" e "pessoa terrível", ao insistir  em perguntas sobre a caravana de imigrantes da América Central que se dirige aos Estados Unidos e ao se recusar a largar o microfone quando uma assessora tentou tirá-lo de suas mãos.

A secretária de imprensa da Casa Branca afirmou que a administração nunca iria "tolerar um repórter colocando as suas mãos em uma jovem mulher que só tentava fazer o seu trabalho".

Sanders compartilhou um vídeo em uma rede social por meio do qual quis provar que Acosta agiu de forma agressiva contra a funcionária, mas a gravação foi manipulada para tornar os gestos do jornalista mais violentos do que realmente foram.

Questionado na última sexta (9) sobre por quanto tempo Acosta ficaria impedido de acessar a sede do governo, Trump afirmou que ainda não havia decidido e sugeriu que outros jornalistas poderiam sofrer a sanção. Na ocasião, o republicano disse ainda que a Casa Branca deveria ser tratada "com grande respeito."

Relacionadas