Descrição de chapéu Governo Trump

Trump chama jornalista da CNN de 'inimigo do povo' em entrevista após eleição

'Deixe que eu administre o país e você administra a CNN. Chega', disse presidente após pergunta

Júlia Zaremba
Washington

Em seu primeiro pronunciamento após as eleições legislativas, o presidente americano, Donald Trump, chamou o jornalista da CNN Jim Acosta de "rude" e "pessoa terrível" após perguntas sobre a caravana de imigrantes que se aproxima dos Estados Unidos.

Trump afirmou que considerava a chegada dos refugiados da América Central uma invasão, mas que eles poderiam entrar desde que seguissem um processo legal. Acosta o questionou sobre um vídeo divulgado na última semana pelo presidente, que pinta os imigrantes como criminosos e violentos, considerado racista e xenófobo pelos críticos.

O presidente disse que eram cenas reais, que as imagens não foram protagonizadas por atores de Hollywood. "Deixe que eu administre o país e você administra a CNN. Chega", disse, enquanto uma auxiliar tentava tirar o microfone do repórter.

 

Ele insistiu, tentando fazer perguntas sobre as investigações sobre a Rússia, e o presidente o acusou de ser "rude" e uma "pessoa terrível" e afirmou que ele não deveria trabalhar na CNN. Também disse que o jornalista trata a sua secretária de imprensa, Sarah Sanders, de forma "horrível". "Quando você publica fake news, o que a CNN faz muito, você se torna inimigo do povo."

Donald Trump interrompe o jornalista da CNN Jim Acosta em entrevista na Casa Branca
Donald Trump interrompe o jornalista da CNN Jim Acosta em entrevista na Casa Branca - Evan Vucci/AP

Trump disse ainda ao jornalista da NBC Peter Alexander, que saiu em defesa de Acosta, que "também não era um grande fã" dele. "Você não é melhor", disse o mandatário. Acosta agradeceu o apoio do colega em uma rede social.

Já quando a repórter da American Urban Radio Networks April Ryan tentou dirigir uma pergunta a ele enquanto ele ainda respondia a um questionamento de outra pessoa, ele mandou que a mulher se sentasse.  "Eu não te chamei. Me dê licença, eu não estou respondendo para você", disse. "É uma imprensa tão hostil, tão triste".

Também destilou sua fúria contra contra a repórter Yamiche Alcindor, da PBS NewsHour, classificando a sua pergunta sobre o apoio do partido republicano a nacionalistas brancos de "racista". A jornalista é negra. "Foi uma coisa muito terrível o que você disse", disse ele.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.