Walt Mossberg, veterano colunista de tecnologia, anuncia saída do Facebook

Ele diz que 'não se sente mais confortável' na rede social

Escândalo do Cambridge Analytica arranhou imagem do Facebook - Daniel Leal-Olivas/AFP

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

São Paulo

O veterano colunista de tecnologia Walt Mossberg, 71, que trabalhou para veículos como Wall Street Journal, Verge, e Recode, anunciou nesta segunda-feira (17) que irá desativar sua conta no Facebook e Messenger "por volta do final do ano", ou seja, nos próximos dias.

Em publicação no próprio Facebook, Mossberg escreveu que "as políticas e ações do Facebook divergiram ao ponto de não me sentir mais confortável aqui".

O colunista está na rede social há 12 anos. 

Mossberg afirmou que não "está convocando ninguém para fazer o mesmo, ou tentando iniciar algum movimento de saída do Facebook".

Sua ação vem na esteira de escândalos que a corporação de Mark Zuckerberg vem enfrentando nos últimos meses, como o vazamento de dados de mais de 50 milhões de usuários para a Cambridge Analytica, empresa de análise de dados políticos que ajudou a eleger o presidente americano Donald Trump em 2016. 

Uma campanha #deletefacebook surgiu após a divulgação do caso em março. Elon Musk, bilionário do Vale do Silício com as empresas SpaceX e Tesla, e Steve Wozniak, co-fundador da Apple, foram dois proeminentes nomes da tecnologia que abandonaram a rede social . 

Em fevereiro, a Folha deixou de publicar seu conteúdo no Facebook depois que o algoritmo da rede passou a privilegiar conteúdos de interação pessoal, em detrimento dos distribuídos por empresas, como as que produzem jornalismo profissional, favorecendo a propagação das "fake  news".

Leia o post completo (em inglês) de Walt Mossberg:

Relacionadas