Facebook anuncia vazamento de fotos que afetou até 6,8 milhões de usuários

Rede social diz que problema expôs inclusive imagens que não chegaram a ser postadas

Raphael Hernandes
São Paulo

O Facebook anunciou nesta sexta-feira (14) um vazamento de fotos que pode ter afetado até 6,8 milhões de usuários.

Em comunicado, Tomer Bar, diretor de engenharia do Facebook afirma que o problema esteve no ar entre 13 e 25 de setembro deste ano. 

A falha foi corrigida, segundo a empresa. No entanto, nesse intervalo de 12 dias, aplicativos de terceiros que funcionam no site tiveram acesso "mais amplo que o normal" às fotos, ainda segundo o Facebook.

Uma página na central de ajuda informa o usuário se ele foi ou não afetado pelo vazamento. Uma caixa com fundo cinza, no meio do texto exibido, informa se a conta teve ou não as fotos expostas. Essa mesma página deverá ser enviada por meio de alerta na plataforma para quem possa ter sido afetado no começo da próxima semana, segundo o Facebook.

Imagem mostra duas telas de celular com texto, em inglês, de comunicado alertando para o vazamento das informações
Notificação que será exibida para usuários que tiveram suas fotos no Facebook vazadas - Reprodução

Via de regra, os desenvolvedores de apps que se comunicam com a rede social têm acesso apenas a fotos postadas como públicas nos perfis.

Com a falha, no entanto, o Facebook diz ter concedido acesso também a fotos publicadas no sistema de stories (aquelas que se apagam após 24h) e, inclusive, a imagens que nem chegaram a circular na rede —por exemplo, quando um usuário prepara o conteúdo, mas desiste antes de apertar o botão de compartilhar.

"Acreditamos que isso pode ter afetado 6,8 milhões de usuários e até 1.500 aplicativos de 876 desenvolvedores diferentes", afirmou a rede social. Segundo relatórios da empresa, o Facebook possui mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês, 127 milhões deles no Brasil.

A plataforma lamentou o ocorrido e afirmou que no começo da próxima semana irá disponibilizar uma ferramenta para que os desenvolvedores possam analisar quem foi afetado pelo problema e que irá trabalhar para que as fotos sejam deletadas.

Procurado pela Folha, o Facebook não indicou se usuários brasileiros foram afetados pelo vazamento.

Problemas recentes

Em setembro, o Facebook anunciou que invasores roubaram os chamados "tokens de acesso" de 50 milhões de contas. Como medida de segurança, na época, 90 milhões de contas foram deslogadas —ou seja, pessoas que entravam no site de modo automático (sem incluir a senha), foi desconectado.

Com esses tokens de acesso, informações que ficam armazenadas no computador e permitem esse acesso sem digitar as credenciais, hackers têm total controle sobre as contas —podem ver mensagens e álbuns privados, por exemplo.

Em março, tornou-se público o caso da Cambridge Analytica, que, com dados dos usuários da rede, a firma conseguiu montar perfis de eleitores a serem bombardeados com mensagens políticas dentro da plataforma. O caso afetou informações de até 87 milhões de pessoas, a maioria nos EUA.

A empresa enfrenta uma série de crises desde 2016, quando foi acusada de influenciar o resultado da eleição presidencial dos EUA em favor de Donald Trump. 

No dia 15 de novembro, o executivo-chefe Mark Zuckerberg publicou um documento descrevendo os planos do Facebook para ser mais transparente na gestão do conteúdo que circula pela rede.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.