ERRAMOS
Confusões histórico-geográficas

Reprodução

Os exemplos que seguem ressaltam como é importante consultar obras de referência.

















A ARTE DE NÃO CHECAR

"Diferentemente do que foi publicado à pág. 1-14 (Brasil) da edição de 19/3, a Segunda Guerra Mundial começou em 1939, os EUA entraram na guerra em 1941, a Guerra dos Seis Dias foi em 1967, o presidente Richard Nixon (EUA) renunciou em 1974, Margaret Thatcher assumiu o poder no Reino Unido em 1979, o Muro de Berlim caiu em 1989, e o Iraque invadiu o Kuait em 1990." (27.set.95)

MAPA, O IGNORADO

"Macau não é uma ilha, diferentemente do que afirmam o texto da capa e a reportagem publicada na pág. 5-10 do caderno Turismo da edição de hoje. A colônia portuguesa, a ser devolvida à China em 1999, é formada por uma península e pelas ilhas de Taipa e Coloane." (4.fev.93)

BÓSNIOS NÃO SÃO ÁRABES

"Diferentemente do que informou texto publicado à pág. 2-12 (Mundo) de 22/11, os bósnios não são árabes. No século 7° a região foi colonizada por eslavos e no século14, por turcos." (24.nov.95)

O GUARANI

"O guarani, falado no Paraguai, é uma língua e não um dialeto, como foi publicado ontem no texto 'Paraguaias" (Brasil, pág. 1-9)." (5.ago.95)

O CATALÃO

"O catalão é uma língua e não um dialeto do espanhol, como dizia reportagem sobre o judoca Aurélio Miguel publicada em 5 de janeiro (Revista d', pág.9)." (24.jan.92)

CAPITAIS QUE NÃO SÃO

(1) "Está errada a informação de que Israel defende a transferência da capital de Tel Aviv para Jerusalém, como foi publicado à pág. 2/12 (Mundo) de 15/11. Israel sempre considerou Jerusalém a sua capital." (23.dez.95)

Israel sempre considerou Jerusalém a sua capital, mas como parte da cidade é território ocupado muitos países mantêm suas embaixadas em Tel Aviv.

CAPITAIS QUE NÃO SÃO (2)

"A capital da Bolívia é Sucre, e não La Paz, como foi publicado incorretamente na pág. 4-3 do caderno Esporte da edição de 18 de abril." (3.mai.95) Na realidade, La Paz é a capital administrativa e sede do governo. Sucre é a capital legal e sede do Judiciário.

CAPITAIS QUE NÃO SÃO (3)

"Diferentemente do que foi publicado à pág. 6-7 do caderno Turismo da edição de 27 de maio, a capital da Nova Zelândia é Wellington, e não Auckland." (3.jun.96)

CAPITAIS QUE NÃO SÃO (4)

"Diferentemente do que informou quadro publicado na pág. 1-12 do caderno Brasil da edição de segunda-feira, o conflito racial nos Estados Unidos matou 58 pessoas em Los Angeles no último dia 30 de abril, e não 'na capital da Califórnia', que é a cidade de Sacramento." (7.out.92)

CAPITAIS QUE NÃO SÃO (5)

"A capital da Hungria é Budapeste, e não Bucareste (capital da Romênia), como informou texto publicado à pág. 1-12 (Mundo) de ontem." (2.abr.96)

CAPITAIS QUE NÃO SÃO (6)

"A capital da Austrália è Canberra, e não Sydney, como informou incorretamente a nota 'Rainha do deserto', publicada na coluna 'Joyce Pascowitch', à pág. 4-2 (Ilustrada) da edição de 20/9." (24.set.96)

CALIFÓRNIA NÃO É FLÓRIDA

"A Califórnia fica na costa oeste dos Estados Unidos e não da leste, conforme publicado à página 5-1 de Turismo na edição de ontem." (22.jan.93)

HONG KONG NÃO É PAÍS

"Diferentemente do que afirmam os textos sobre cinema asiático do caderno Ilustrada da edição de ontem, publicados nas págs. 5-1, 5-6 e 5-7, Hong Kong não é uma país, mas sim uma colônia britânica." (10.mar.95)

A colônia britânica será reincorporada à China em julho de 97.

ONDE FICA O MÉXICO?

"Diferentemente do que foi publicado no quadro 'Quem vai dirigir os jogos da Copa 94', à pág. 4-6 de 7/04, o México fica na América do Norte e não na América Central." (11.abr.94)

LA PAZ NOVAMENTE

"Diferentemente do publicado na reportagem 'Tempero da culinária boliviana pode levar o viajante às lágrimas', à pág. 6-8 (Turismo) de 17/6, La Paz não é a cidade mais alta do mundo." (27.jun.96)

AINDA MONTREUX

"Diferentemente do que saiu em reportagem publicada no caderno Brasil da edição de 4 de julho, Montreux fica na Suíça e não na França." (28.jul.93)

HAVAÍ NÃO É PAÍS

"Reportagem publicada à pág. 5-3 (Agrofolha) de 5/3 refere-se incorretamente ao Havaí, Estado norte-americano, como sendo um país." (18.mar.96)

PRA LÁ DE MARRAKECH

"A Abissínia é a atual Etiópia e não Argélia, como afirma texto publicado na página Especial-2 (Acontece) no último dia 15." (27.dez.95)

WASHINGTON E WASHINGTON DC

"A cidade de George foi erroneamente localizada no mapa dos Estados Unidos publicados à pág. 5-8 (Ilustrada de 31/7). Ela fica no Estado de Washington e não em Washington DC." (11.ago.95)

É bastante comum a confusão entre Washington, DC (capital dos EUA, na Costa Leste) e o Estado de Washington (Costa Oeste).

MASSACHUSETTS TAMBÉM NÃO É CIDADE

"A Revista da Folha de 2/6 grafou incorretamente o nome da cidade de Massachusetts, à pág. 10." (6.jun.96)

"Massachusetts é um Estado norte-americano, diferentemente do que informou nota nesta seção no dia 6/6." (8.jun.96)

LITORAL BOLIVIANO?

"Texto à pág. 4-4 (Esporte) de ontem informou incorretamente que a cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, fica no litoral." (7.abr.00)

A Bolívia não tem litoral.


CAPITAIS QUE NÃO SÃO (7)

"A capital da Flórida, Estado norte-americano, não é Miami, como informou o texto 'Miami assiste a inflação de brasileiros', publicado à pág. 5-9 (Ilustrada) de 2/6. O correto é Tallahassee." (9.jun.97)

CAPITAIS QUE NÃO SÃO (8)

"Diferentemente do que diz a nota 'Longe do fogo', publicada na coluna 'Painel' de 28/3 (pág. 1-4), a capital da Suíça não é Zurique, mas Berna." (1.abr.00)

IRÃ NÃO É PAÍS ÁRABE

"Diferentemente do que foi publicado à pág. 1-21 (Mundo) de 1/11, o Irã não é um país árabe. Tem população de origem persa." (24/11/98)

Trata-se erro recorrente, publicado três outras vezes
.

CAPITAL DA GUATEMALA

"Tegucigalpa é capital de Honduras e não da Guatemala, como foi publicado na pág. 1-10 (Mundo) de ontem. A capital da Guatemala é a Cidade da Guatemala." (3.nov.98)

ROMENOS SÃO LATINOS

"A população da Romênia não é eslava, diferentemente do que foi publicado em quadro na pág. 1-22 (Mundo) de 28/3. Os romenos são considerados latinos." (29.mai.99)

ARISTARCO E COPÉRNICO

"O texto 'FMI compara linha de ajuda a Copérnico' (Dinheiro, 2-4), publicado em 20 de maio, informou incorretamente que Nicolau Copérnico foi o primeiro a propor que o Sol está no centro do Universo. Aristarco, astrônomo grego que viveu entre 310 a.C. e 250 a.C., foi quem primeiro cogitou tal hipótese."(1.ago.99)"

Dicas do Programa de Qualidade

Antologia do Erramos

Confusões histórico-geográficas

Pérolas datilográficas

Heresias

Gaiata ciência

Impropriedades literárias

A informação como ela não é

Proezas em língua pátria

Proezas em língua estrangeira

Terminologia jurídica

O que está por trás dos nomes

A dimensão das coisas

Desserviço ao leitor

Quando um nome passa a ser um problema

Vale mais que mil palavras

subir

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.