ERRAMOS
O que está por trás dos nomes

Reprodução
As notas abaixo mostram erros que são cometidos por se confiar demais na memória, por falta de consulta a uma obra de referência ou ainda por pressupor o sexo ou a nacionalidade de alguém a partir do nome.


















QUEM VÊ NOME NÃO VÊ SEXO (1)

"
Mircea Eliade (1907-1986) é um pesquisador romeno da história das religiões e não uma pesquisadora, como saiu em texto publicado na edição de ontem, à pág. 5-3 da Ilustrada." (26.jan.95)

QUEM VÊ NOME NÃO VÊ SEXO (2)

"A estilista alemã Jil Sander foi incorretamente qualificada como 'o estilista alemão' na edição de 6/10 das Ilustrada, na coluna 'Mondo 94'." (9.out.94)

FOLHA POR FOLHA (1)

"O cargo do jornalista Caio Túlio Costa é diretor de Revistas da Folha, e não editor de Revistas, como saiu em texto publicado ontem na Ilustrada." (20 jun.95)

FOLHA POR FOLHA (2)

"Diferentemente do que informou o texto 'Josias de Souza debate hoje no Universo Online' à pág. 4-4 (Ilustrada) da edição de ontem, jornalista Josias de Souza é secretário de Redação da Folha." (21.mai.96)

Foi publicado que o jornalista era o diretor de Redação da Folha.

INGLÊS? AMERICANO? ESCOCÊS? IRLANDÊS?

"
O diretor Alan Parker é inglês e não norte-americano, como saiu à pág. 5-1 da Ilustrada da última quarta-feira." (13.mai.91)

PICASSO, ANDALUZ

"Diferentemente do que foi publicado à pág. 5-3 do caderno Ilustrada da edição de ontem, o pintor Pablo Picasso era andaluz, não catalão." (23.nov.94)

Picasso (1881-1973) nasceu em Málaga, na Andaluzia.

ONDE NASCEU ELVIS

"Elvis Presley (1935-1977) não nasceu em Memphis (Tennessee), como saiu entre o último sábado e ontem na Ilustrada, na nota sobre o filme 'Trem Mistério' do diretor Jim Jarmusch. O cantor e compositor norte-americano nasceu em Tupelo (Mississipi)." (11.abr.91)

Em 7.out. 94 foi publicada nota semelhante.

ROSSELLINI RESSUSCITADO

"Nota do caderno Mais! Publicada em 31/6 (sic) afirmou que o diretor de cinema Roberto Rossellini estava vivo, com 89 anos. Ressellini morreu em 3 de junho de 1977." (28.set.95)

O cineasta italiano Roberto Rossellini (1906-1977) dirigiu "Roma Cidade Aberta". A data de publicação está errada, pois junho tem 30 dias.

MÉXICO, TACOS E CARLOS SANTANA

"O músico Carlos Santana é guatemalteco, e não mexicano, como informou reportagem à pág. 4-3 (Ilustrada) de ontem." (12.mar.96) "Diferentemente do que informou ontem esta seção, o músico Carlos Santana é mexicano." (13.mar.96)

ALEXANDRE, O GRANDE

"Nota publicada à pág. 6-14 da edição de domingo último do caderno Mais! qualificou erroneamente o conquistador macedônio Alexandre, o Grande, como sendo romano." (10.fev.95) Alexandre (356-323 a.C.), o mais notável líder militar da Antiguidade, foi rei da Macedônia.

LENDAS DA REALEZA

"Diferentemente do que foi dito à pág. 2-9 (Mundo) em 15/7, a rainha Silvia Renata de Toledo Sommerlath, da Suécia, não é brasileira. Apesar de ser filha de mãe brasileira e de ter morado dos 3 aos 14 anos no Brasil, Silvia nasceu em Heidelberg, Alemanha, e se naturalizou sueca." (27.jul.95)

QUEM VÊ NOME NÃO VÊ PARENTESCO

"A atriz Jennifer Jason Leigh não é filha da atriz Janet Leigh, diferentemente do que afirmou texto publicado à pág. 5-1 (Ilustrada) de 16/05." (19.mai.96)

DIEGO RIVERA, O MURALISTA

"O mexicano Diego Rivera foi muralista, e não escritor, como informou a reportagem 'Peça retrata sofrimento e arte de Frida', à pág. 4-3 (Ilustrada) da edição de ontem." (17.mai.96)

O pintor Diego Rivera (1886-1957) se notabilizou pelos seus murais.

UM NOME NA HISTÓRIA

"Mundo errou ao afirmar que Julius Laber foi um general alemão, na edição de 4 de janeiro (pág. 2-11). O erro se repetiu na seção Erramos da edição de 5 de janeiro. Laber foi deputado social-democrata antes da ascensão do nazismo e, depois, foi um dois líderes da resistência civil a Adolf Hitler." (17.jan.95)


CESARIA EVORA

"Diferentemente do que informa a reportagem 'Caetano concorre ao Grammy de melhor disco de world music' (Mundo, 5/1, pág. 1-10), a cantora Cesaria Evora é natural de Cabo Verde, e não de Portugal." (21.jan.00)


Dicas do Programa de Qualidade

O que está por trás dos nomes

Antologia do Erramos

Pérolas datilográficas

Heresias

Gaiata ciência

Impropriedades literárias

A informação como ela não é

Proezas em língua pátria

Proezas em língua estrangeira

Terminologia jurídica

A dimensão das coisas

Desserviço ao leitor

Quando um nome passa a ser um problema

Confusões histórico-geográficas

Vale mais que mil palavras

subir

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.