UOL
Chapada dos Veadeiros: Terra das águas

da enviada especial a Goiás

Se você tem fôlego para caminhadas, seu destino é o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO). Aviso aos mais preguiçosos: as longas distâncias valem a pena no final.

Serras rochosas cercam a região da chapada dos Veadeiros, que reúne vários saltos, cachoeiras e poços. Entre um banho e outro, você vai dar de cara com cânions (ou gargantas, como chamam as pessoas de lá).

Ion David
Para conhecer o parque, são necessários dois dias. Há duas trilhas, cada uma com 12 quilômetros. No passeio que leva à cachoeira Carioquinhas, há um trecho de descida íngreme e escorregadio. "No começo, foi meio assustador, fiquei com medo", disse o brasiliense Marco Nakagava, 9.

Família de ex-garimpeiros
Outra trilha do parque leva aos saltos de 80 e 120 metros do rio Preto, com cor de Coca-Cola. O percurso é cansativo. Antes de chegar aos saltos, os visitantes conhecem a serra do Garimpão, toda esburacada. Era lá que os garimpeiros trabalhavam em busca do cristal de quartzo. Hoje, há ex-garimpeiros, como a família da foto acima, que ajudam a proteger o cerrado.

No mundo da lua
Na chapada dos Veadeiros, você vai se sentir no mundo da Lua. Um dos passeios da região é ir ao vale da Lua, que tem rochas vulcânicas de milhares de anos, com desenhos no solo. Ali passam as águas do rio São Miguel.

"O Vale da Lua fica perto do morro do Segredo", diz o guia Henrique Ferreira, 14, que já brincou de esconde-esconde no local.

Gato e rato
Crianças da Vila de São Jorge, povoado próximo ao parque, têm brincadeiras e canções diferentes. Conheça a brincadeiras Gato e Rato.

Todos os participantes formam uma roda. Uma criança (o rato) fica no meio da roda, outra criança (o gato) fica andando em volta da roda.

O gato pergunta: "Seu ratinho está em casa?".
"Não!", todos respondem.
"Que hora ele chega?", pergunta de novo o gato.
"Às 3 horas", todos respondem.
Quando as crianças da roda respondem que são 8 horas, o ratinho tem que sair correndo, e o gato é o pegador. Se o gato pegar o rato, ele vira o rato. Outra pessoa é escolhida para ser o gato.

Leia mais
  • Folhinha percorre parques nacionais brasileiros

  • Serra da Canastra
  • Parque das Emas
  • Chapada dos Veadeiros
  • Serra da Capivara
  • Serra das Confusões
  • Chapada Diamantina
  • Jericoacoara

  • Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
    desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.