Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente

Para americano, só imigrantes salvam o Brasil

Cristina Mori
Equipe GD

A salvação do Brasil está nas mãos dos imigrantes europeus e japoneses. É o que acredita David Landes, historiador, professor de economia política da Universidade de Harvard e autor do livro "A Riqueza e a Pobreza das Nações".

O professor mostrou suas convicções em entrevista ao jornal Valor da última terça-feira. Para Landers, o fator cultural levará o Brasil a ficar atrás dos países asiáticos na corrida da globalização.

"A grande vantagem deles (asiáticos) é o número de expatriados chineses, que são muito trabalhadores e educam bem os filhos. Na América Latina, não há nada parecido. Mas o Brasil, com imigrantes europeus e japoneses, que sabem o que deve ser feito, tem grandes possibilidades", afirmou.

O historiador baseia-se na teoria de Max Weber para explicar o sucesso dos países mais ricos: a influência da filosofia calvinista, que valoriza o trabalho acima de tudo. Landers aponta como principais desafios ao Brasil o que qualquer brasileiro já sabe: educação, redução da diferença entre ricos e pobres, e integração dos excluídos.

Leia mais:
- Educação faz a diferença entre sucesso e fracasso (Valor - 23/05/00)
- Por que não comemoro a descoberta do Brasil
- Dizer que o país piora é desinformação ou desonestidade

 

 
                                                Subir    

   ANTERIORES
  Atores americanos fazem greve contra baixos salários
  Por que não comemoro a descoberta do Brasil