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capital humano
07/04/2006
Beleza é fundamental. Até no salário

 

Há tempos que os economistas já reconheceram que a beleza física tem influências obre os salários, mesmo em ocupações nas quais a aparência não é relevante para o desempenho dafunção. Parece que homens e mulheres atraentes ganham melhores salários que as pessoas comuns, para fazerem o mesmo trabalho. A pergunta é por que isso acontece.

Dois economistas de Harvard e da Wesleyan University, Markus M. Mobius e Tanya S. Rosenblat, fizeram um experimento na tentativa de encontrar as raízes da chamada vantagem da beleza. O documento, intitulado Why Beauty Matters (Porque a Beleza Importa), foi publicado na edição de março deste ano da American Economic Review. A experiência deles envolveu um cenário no qual os empregadores entrevistaram candidatos para um emprego que consistia em solucionar labirintos.

Primeiro, os candidatos ao emprego preencheram um formulário de currículo onde constava idade, sexo, universidade, data de formatura, experiência profissional, atividades extras curriculares e hobbies. A seguir, os estudiosos deram aos participantes um labirinto simples para solucionar. Depois de completarem a tarefa, foi perguntado aos candidatos quantos labirintos semelhantes eles conseguiriam resolver durante um período de 15 minutos.

Este cálculo foi interpretado como um indicativo da confiança do participante na suas próprias capacidades. Na seqüência, cinco empregadores avaliaram os candidatos usando uma variedade de métodos: avaliando apenas o currículo; usando o currículo e uma fotografia; e usando o currículo e uma entrevista por telefone.Em outros casos, com o currículo e entrevista cara a cara.

Para obter uma estimativa imparcial sobre a beleza dos candidatos, os estudiosos mostraram uma fotografia de todos os participantes a um comitê e pediram-lhes que classificassem os candidatos numa escala de beleza.

De posse dos dados dessas experiências e levantamentos os economistas encontraram vários resultados interessantes. Descobriram que as pessoas bonitas não foram melhores que as comuns na solução dos labirintos. Mas, apesar de terem a mesma produtividade dos outros, elas se mostraram muito mais confiantes em relação às suas habilidades. Ter uma boa aparência parece estar relacionado com autoconfiança, característica atraente para os empregadores.

Quando os empregadores avaliaram os empregados tomando por base somente os currículos, a aparência física não influenciou suas estimativas, como era de se esperar. Mas todos os outros métodos mostraram estimativas de maior produtividade para as pessoas de boa aparência, e as entrevistas cara a cara renderam os números mais altos.Os empregadores consideraram as pessoas bonitas mais produtivas mesmo quando a única interação que tiveram com elas foi por telefone. Parece que a confiança que as pessoas atraentes têm em si mesmas é transmitida por telefone assim como pessoalmente.

Os economistas avaliaram que cerca de 15% a 20% da vantagem da beleza é resultado do efeito da autoconfiança, enquanto a comunicação oral contribui com 40% e a visual com outros cerca de 40%. As pessoas de boa aparência são também boas comunicadoras, e suas habilidades de comunicação oral contribuem quase tanto quanto a percepção dos empregadores sobre sua aparência. Até mesmo nas entrevistas por telefone os bonitos se saíram melhor.

As informações são do O Estado de S.Paulo

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