Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

capital humano

13/12/2007


Haddad anuncia sistema nacional de formação
de professores

 

15 mil bolsas de iniciação à docência serão divulgadas nesta quarta (12). CNTE considera medidas insuficientes



Poucos dias após a divulgação do péssimo desempenho dos estudantes do país em ciências, matemática e leitura, de acordo com o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) de 2006, o Governo Federal decidiu pôr em foco a formação de professores. Nesta terça-feira (11), o ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou a criação do “embrião do Sistema Nacional de Formação de Professores”.

De acordo com o ministro, 15 mil bolsas de iniciação à docência serão lançadas nesta quarta-feira (12), para próximo ano. O número de benefícios para 2009 já está estimado em 20 mil.

Além desta medida, compõem esse “embrião” o aumento de vagas em licenciaturas – cursos voltados para a formação de professores – nas instituições federais de ensino superior; a oferta de cursos de formação de professores, principalmente de física, química e matemática, nos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets); e a Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa que pretende oferecer cursos de formação à distância para a docência.

Segundo o ministro, não basta que os docentes obtenham seus diplomas, também é necessário avaliar a qualidade dos cursos de formação. “Houve uma proliferação de cursos em geral. O ministério tem de fazer uma supervisão para encolher os cursos que não oferecem qualidade e garantir a expansão de outros, com qualidade”, disse.

A presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Juçara Maria Dutra Vieira, discorda de parte das medidas. “As iniciativas são positivas, mas são insuficientes para atender às demandas de professores”, disse. Para Juçara, as condições fundamentais para criar o interesse no jovem de se tornar um professor, são a valorização do salário e da carreira.

“Também somos contra a formação superior de professores feita à distância, proposta da Universidade Aberta do Brasil. A metodologia presencial é melhor para a formação inicial”, afirma.

Haddad participou, nessa terça-feira, de um seminário da Associação Nacional dos dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília. Também estiveram no evento os ex-ministros da Educação Cristovam Buarque (PDT) e Paulo Renato Souza (PSDB).

Certificação de professores
O ex-ministro Paulo Renato defendeu durante sua apresentação uma avaliação específica para professores. “A avaliação poderia mostrar às instituições de ensino o que se espera do aluno formado por elas”, argumentou. A proposta é amplamente criticada pela CNTE: “Os professores já são avaliados ao final da faculdade e no ingresso no mercado em concursos públicos”, diz Juçara.

A proposta pode ser discutida no ano que vem, segundo Haddad. Mas ainda não há diálogo estabelecido sobre esse tipo de exame.

Simone Harnik
Portal G1

Leia o Plano de Desenvolvimento da Educação

Links relacionados:
Mineiros reinventam a escola
Em BH, atividades educativas terão 9 horas diárias
BH lança programa educacional inédito no País
Iniciativas transformam a vida de jovens estudantes


Áudio dos comentários

   

nOTÍCIAS ANteriores:
12/12/2007
Universidade cria curso de games para psicólogos, educadores e publicitários
12/12/2007
Projeto de Lei incentiva idoso a abrir empresa e voltar para o mercado
12/12/2007
Cegos operam rádio em Santa Catarina
12/12/2007
Profissão de Dj pode ser regulamentada
12/12/2007
Usina solar espacial pode ser solução para captação de energia
11/12/2007
Governo quer capacitar trabalhador
07/12/2007
População tira dúvidas de português em rodoviária
06/12/2007
Lula anuncia criação de serviço médico nas escolas públicas
06/12/2007
Empresas optam por contratar pessoas que estão fora do mercado
06/12/2007 Território dos Cocais recebe apoio para trabalhar setor produtivo
Mais matérias