HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

capital humano
24/11/2005
Federação Internacional lança curso on-line de capoeira

 

Em novembro, a capoeira entrou no mundo virtual. A Federação Internacional de Capoeira (FICA) e o Instituto Monitor (escola de ensino a distância) lançarão os primeiros cursos oficiais on-line da modalidade no mundo. A iniciativa visa criar uma padronização de procedimentos técnicos, culturais, desportivos, administrativos e educacionais relacionados à capoeira.

Outro objetivo da FICA é certificar oficialmente técnicos, treinadores desportivos, árbitros, auxiliares de arbitragem, atletas, ritmistas e gestores de entidades e de academias.

Segundo o presidente da Federação Internacional de Capoeira e chanceler da Universidade Livre de Capoeira e Artes Marciais, Sérgio Luiz de Souza Vieira, o curso é inédito no Brasil e no mundo. “Existem vídeos, workshops, revistas, mas nenhum deles é oficial. Isso gerou uma falta de padronização dos conceitos. O que queremos é criar um modelo e, com isso, certificar o praticante desta arte marcial como técnico Desportivo Internacional de Capoeira”, explica.

A partir desta semana, interessados já poderão fazer os módulos Fundamentos Socioantropológicos do Jogo da Capoeira e Fundamentos Filosóficos do Jogo da Capoeira. As inscrições devem ser feitas no site www.capoeira-fica.com. Qualquer pessoa pode fazer os cursos, mas, para obter uma certificação internacional, o candidato deverá possuir um conjunto de certificações específicas, comprovar que se encontra na graduação de formado por alguma academia ou grupo, e ter, no mínimo, cinco anos de prática de capoeira.

O vice-presidente administrativo da FICA, Luiz Gomes Silveira da Cruz, acredita que a facilidade de fazer o curso a distância aumentará o numero de técnicos e árbitros em todo o mundo, o que poderá viabilizar a realização de campeonatos internacionais. Com essa sistematização do ensino, a federação pretende buscar o reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional (COI). “Queremos estar nos Jogos Olímpicos de 2012”, afirma Luiz Gomes.

Os módulos do curso foram elaborados pela Federação Internacional de Capoeira sendo que a viabilização do projeto é do Instituto Monitor, escola pioneira em educação a distância no Brasil. “Os cursos contarão com todo o nosso know-how em e-learning, com ferramentas interativas modernas, de forma a facilitar o aprendizado do aluno”, explica o diretor de Relações com o Mercado do Instituto Monitor, Eduardo Alves. Em 2006, estarão disponíveis mais de 30 cursos de capoeira no site da FICA.

Segundo a Federação Internacional de Capoeira, em municípios com mais de 50 mil habitantes, a capoeira despontou como a segunda modalidade esportiva e a quarta atividade física mais praticada no país.

Convênio
A parceria entre o Instituto Monitor e a Federação Internacional de Capoeira também permitirá que associados da FICA tenham 15% de desconto em todos os cursos oferecidos pela escola. “São cursos de formação profissional, habilitação, qualificação e aperfeiçoamento nas mais diversas áreas”, diz Eduardo. Com mais de 65 anos de experiência e cerca de 5 milhões de alunos formados, o Instituto Monitor possui sede em São Paulo e Curitiba.

As informações são do Instituto Monitor.

   

NOTÍCIAS ANteriores
23/11/2005 Excesso de informações atrapalha o jovem
23/11/2005 Mulher negra é duplamente discriminada
22/11/2005 Projeto de Lei prevê vaga para idoso em universidade
21/11/2005 Paulistano poderá pagar suas contas em padarias
18/11/2005 Mês da Consciência Negra mostra o tamanho da discriminação no país
17/11/2005 Pesquisa mostra origens do mito da preguiça baiana
16/11/2005 Criança que vai para creche aprende melhor e está menos propensa à criminalidade
16/11/2005 O Brasil é o 39º no Índice de Competitividade da Fiesp
16/11/2005 Pesquisa mostra origens do mito da preguiça baiana