HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

comunidade
16/08/2004
A educação vai ser modelo de fábrica

 

Uma das experiências educativas mais primárias e mais eficientes pode ser ampliada na gestão do ministro Tarso Genro. Embora ainda não tenha nome e esteja em discussão, uma coisa é certa: será lançada com pompa e festa pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, logo nos primeiros meses de 2005.

Apresentada ontem em Brasília, a idéia é criar 500 escolas de "chão de fábrica", que darão diplomas profissionalizantes. De acordo com informações obtidas pelo Ministério da Cultura, o ministro Tarso Genro assegura que as escolas serão instaladas nas fábricas e empresas parceiras do projeto. Assim, os alunos terão como professores os trabalhadores que já atuam nas funções que ensinarão".

"Os professores serão os velhos trabalhadores, experientes, que saibam manusear um torno ou montar e desmontar um computador, para transmitir (o conhecimento) aos jovens que se inscreverem", explica o ministro. Ele destacou que os cursos estarão articulados, quando necessário, com outros programas como o Bolsa Família e o Brasil Alfabetizado.

Segundo o ministro, o objetivo é transformar fábricas e empresas em ambientes de formação profissional com certificação. "O MEC entra com recursos e a empresa com ambiente físico e com os professores que, se necessário, serão treinados pelo ministério", afirmou.

Esses treinamentos, na visão de Luis Adriano Mange, gerente do Núcleo de Programas Institucionais do Senai- SP, podem ser feitos pelas instituições que há anos se dedicam à formação profissional. "Esse programa do governo é provavelmente baseado em experiências efetivas na Europa e Brasil", acredita.

O próprio Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), há quase 60 anos, promove o que chama de Sistema Dual, em que jovens são capacitados dentro das empresas e tem orientação teórica na instituição. "Sem dúvida, são iniciativas que podem promover a qualificação de jovens. No entanto, devem ser vistas com preocupação para que sejam bem estruturadas quando ganharem escala", lembra Mange.

RODRIGO ZAVALA
do site Aprendiz

   

NOTÍCIAS ANteriores
13/08/2004 Terapia genética faz macaco preguiçoso virar "workaholic"
12/08/2004 Desemprego na juventude pode incitar crime e terror
11/08/2004 Livro que ensina métodos para parar de fumar
10/08/2004 Pesquisadores descobrem as causas da asma
09/08/2004 Diadema fecha bares e diminui violência
06/08/2004 Feirão dos impostos é lição de cidadania
05/08/2004 SC cresce e diminui índice de pobreza
04/08/2004 Remédio ajuda dependente químico
03/08/2004 Saúde vive risco de desabastecimento de produtos contra Aids
30/07/2004 Carro economiza combustível