HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | PALAVRA DO LEITOR | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião

GD - Jornalismo Comunitário

capital humano

Apenas 40,5% das escolas estaduais com ciclo de 1ª a 4ª atingem metas do governo de SP

Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden

 

 

Mais são paulo
03/09/2004
Ônibus Brincalhão: mais uma atração do Domingo na Paulista

Uma das atrações do Domingo na Paulista, desde 15 de agosto, é o ônibus brinquedoteca batizado de Brincalhão. Centenas de crianças de diversas faixas etárias e adultos visitaram a maior novidade lúdica da cidade.

O Brincalhão faz parte do programa Ludicidade que coordena as brinquedotecas municipais e se divide em três ações: brinquedotecas em clubes da prefeitura; brinquedoteca itinerante e praças ludoesportivas. São mais de 2.400 crianças beneficiadas todo mês.

A prefeitura possui dois ônibus adaptados. Aos domingos, das 10h às 14h, ambos ficam estacionados para exibição ao público. Um aberto para que as crianças brinquem à vontade e o outro para explanações sobre a sua funcionalidade.

A Petrobrás patrocinou a reforma do ônibus e a ONG Ato Cidadão vem atuando na formação dos brinquedistas. A Secretaria Municipal de Esportes Lazer e Recreação está em busca de novas parcerias com empresas e entidades para ampliar o atendimento.

A idéia foi inspirada na experiência da cidade de Porto Alegre que implantou serviço semelhante, objetivando levar a brincadeira às comunidades carentes. Com a Brinquedoteca Itinerante o onibus brincalhão permite o atendimento da periferia. O alvo principal é o público infantil que não dispõe de acesso a recursos esportivos, de lazer e recreação. A brinquedoteca contribui para o processo de socialização das crianças, oferecendo-lhes condições de realizar atividades coletivas livremente, dando maior oportunidade para seu desenvolvimento global.

A interação entre crianças e adultos possibilita a descoberta de novos aspectos do mundo. A brinquedoteca pode também ter efeitos positivos para o processo de aprendizado, com início a partir dos quatro anos. Através de jogos, brinquedos e brincadeiras é estimulado o desenvolvimento de habilidades básicas e aquisição de novos conhecimentos. Vale lembrar que o brincar livremente já traz efeitos positivos para o desenvolvimento da criança, que associada à orientação e estabelecimento de diretrizes pedagógicas, via brinquedoteca, proporciona resultados ainda mais significativos. Para os locais onde não é possível construir uma brinquedoteca fixa, o programa oferece um armário-ônibus, de pequenas dimensões e de fácil deslocamento.

Para mais informações sobre o projeto, doação de brinquedos, sugestões ou solicitação de visitas do Brincalhão, entre em contato com o Ludicidade, fone: 5088-6488 ou pelo e-mail: esportes@prefeitura.sp.gov.br

As informações são do site da Prefeitura de São Paulo.

   

NOTÍCIAS ANteriores
02 /09/2004
Metrô abre primeira biblioteca gratuita para usuários na estação Paraíso
01 /09/2004 Partidos políticos extrapolam em campanha eleitoral
31 /08/2004 Modernistas causam excitação na Estação Pinacoteca
26 /08/2004 Mercado Municipal abre mezanino
24 /08/2004 Estado oferece ajuda no interior
23 /08/2004 Policiais da Paulista receberão aulas de inglês e informática
18 /08/2004
Lançamento do Recicla Jeans
13 /08/2004
Zona sul da capital é a mais visada para seqüestros-relâmpago
10 /08/2004
Carro anda como pedestre na Rebouças