HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

mais são paulo
08/12/2006

Atividades para o fim de semana em Sampa

 

da Redação

A cidade de São Paulo oferece muitas opções para quem vai passar o fim de semana na grande metrópole. Literatura, arte, música erudita e até novos conceitos paisagísticos de recuperação de rua, podem ser conferidos gratuitamente pelo público.

Veja algumas atividades:

Leitura, literatura e tudo de arte da escrita em uma única rua

Para incentivar a leitura na cidade de São Paulo será inaugurada amanhã (09/12) a Rua do Livro. O espaço cultural reunirá livrarias, editoras e sebos comercializando obras a preços populares.

O evento acontece nos dias 9, 16 e 23 deste mês, das 10h às 18h. Na abertura a participação especial será do artista Gabriel Pensador, vencedor do prêmio Jabuti 2006 na categoria melhor livro infantil. O escritor apresentará seu livro, "Um Garoto Chamado Rorbeto".

A Rua do Livro é planejada para ficar entre a Pinacoteca do Estado e o Museu da Língua Portuguesa. As tendas do projeto terão ainda atrações como: oficinas de escrita, sessões de autógrafos, lançamentos de livros, contadores de estórias, além de comidas típicas da tradição paulista e artesanato popular. A tenda "biblioteca" abrigará um acervo de livros disponível para as crianças escolherem suas leituras.

Escritores serão convidados a interagir com seus leitores, em apresentações, saraus, bate-papos e outras atividades. Promover a circulação do livro, o conhecimento e a leitura na população em geral; criar um espaço livre de aproximação entre autores, escritores independentes, leitores e livros; e desenvolver mecanismos de difusão para escritores e obras, estimulando as produções literárias, intelectuais e editoriais de São Paulo é o objetivo desta rua.

A iniciativa partiu da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Prefeitura de São Paulo e Organização Social Abaçaí Cultura e Arte.

Serviço:

Rua do Livro
Dias 9, 16 e 23 de dezembro, a partir das 10h
Praça da Luz, entre a Pinacoteca do Estado e o Museu da Língua Portuguesa.


As informações são da Secretaria Estadual de Cultura.


Projeto 'Passarelas da Vila' celebra ícones da cultura pop


Quatro passarelas serão inauguradas na Vila Madalena no domingo 10 de dezembro. Neste dia, as vias que foram batizadas com nomes de artistas brasileiros, por meio de Projetos de Lei do vereador Gilberto Natalini (PSDB), serão pintadas por grafiteiros. O objetivo é revitalizar o espaço público em coerência com as particularidades locais.

Formado em terreno montanhoso, boa parte do bairro de Vila Madalena é composto por ruas paralelas conectadas por travessas de pedestres. Apesar de caminho dos moradores, tais vias só agora passam a ser oficializadas e denominadas, numa iniciativa que visa homenagear personalidades que compõem o imaginário boêmio do bairro.

A escadaria que dá continuidade a Rua Werner Sack, travessa da Rua Heitor Penteado, e termina na Rua Orós terá o nome do cantor e compositor Chico Science. Da rua Orós até a Pereira Leite, Mestre Ambrósio nomeará outra passarela.

Já a passagem Tim Maia ligará a rua Girassol com a Pedro Ortiz. Sugestivamente, a travessa Aurora Contieri, onde fica a praça Cazuza, será ligada pela escadaria Cassia Eller à Rua Borges de Barros, que abrigará a passarela Renato Russo - única denominação ainda não aprovada pela Câmara.

A festa de inauguração do projeto´Passarelas da Vila´, que quer manter viva as manifestações populares, bem como valorizar o espaço público, terá participação das Coordenadorias Municipais da Juventude, Assuntos da População Negra, Diversidade Sexual e da Subprefeitura de Pinheiros.

Serviço:
'Passarelas da Vila´
Quando: 10 de dezembro, das 9h às 17h
Local: Diversas áreas do bairro da Vila Madalena, em Pinheiros.


Piano na Praça

As tardes de sábado estão sendo mais musicais na cidade de São Paulo. Ao som de piano a praça Dom José Gaspar, localizada no centro atrás da Biblioteca Mario de Andrade (av. consolação), traz quinzenalmente um pianista para tocar ao ar livre.

O projeto Piano na Praça apresenta amanhã (09/12) os músicos Davi Costa e Zé Rodrigues. A proposta surgiu dentro da Virada Cultural, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, e agora toma vida própria.


Serviço:
Praça Dom José Gaspar
Centro – Atrás da Biblioteca Mario de Andrade
às15 h

Oscar Freire revitalizada

Já com quase toda a reforma concluída a rua Oscar Freire está pronta para as compras de natal. O consumidor e apreciadores de uma paisagem urbana mais agradável encontram no ponto mais famoso de São Paulo por oferecer belas vitrines, um ambiente totalmente revitalizado.

Com a implantação do novo projeto paisagístico as calçadas ficaram mais largas e a fiação passou a ser subterrânea, tornando-se mais acessível a pessoas com deficiência física. Os comerciantes também incrementaram o charme das fachadas das lojas, tudo isso atrairá mais compradores e dinheiro para o local.


Projeto prevê mudanças para a rua Oscar Freire
Rua com grife

   

NOTÍCIAS ANteriores:
07/12/2006
Leitura, literatura e tudo de arte da escrita em uma única rua
05/12/2006
Crianças viram contadoras de histórias
04/12/2006
Oscar Freire revitalizada
01/12/2006
RJ deixa terreno abandonado em SP
30 /11/2006
Parque será preservado na rua Augusta
28/11/2006
HC lança selo de qualidade para motofrete
24/11/2006 Aluno da USP cria projeto de eletrocardiograma pela Internet
23/11/2006
Senac lança primeira pós-graduação brasileira em vinhos
17/11/2006
Parque Tecnológico será prioridade em governo tucano
16/11/2006
Paulista Viva oferece capacitação de inglês e informática