HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | PALAVRA DO LEITOR | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião

GD - Jornalismo Comunitário

capital humano

Apenas 40,5% das escolas estaduais com ciclo de 1ª a 4ª atingem metas do governo de SP

Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden

 

 

Mais são paulo
16/08/2005
Serra manda avaliar projeto para demolir parte do Minhocão

O prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), pediu a técnicos das secretarias do Transporte e do Planejamento uma análise sobre propostas de eliminação de parte do elevado Costa e Silva, o Minhocão. O viaduto, que tem cerca de 3,4 km de extensão, vai do centro à Água Branca e faz parte da ligação entre as zonas leste e oeste.

Inaugurado em 1971 pelo então prefeito Paulo Maluf, o Minhocão é freqüentemente criticado por urbanistas pela degradação que gerou no entorno. O barulho dos carros, entre outros problemas, levou à desvalorização imobiliária ao longo da avenida São João.

Uma análise para sua destruição também ocorreu na gestão Marta Suplicy (PT), que previa o desmonte do viaduto, feito de vigas pré-fabricadas, e a criação de uma passagem "em trincheira" -via que, embora seja subterrânea, é diferente de um túnel por não ser coberta. Esse tipo de construção existe na avenida Paulista, quando os veículos que seguem para a av. Dr. Arnaldo passam pela "trincheira", enquanto os demais circulam na parte de cima.

A passagem existiria para não comprometer a locomoção no sentido leste-oeste. "Trata-se de uma ligação muito importante para a cidade. Uma via expressa nesse sentido é fundamental", diz o urbanista Jorge Wilheim, secretário de Planejamento de Marta.

O estudo ainda previa o uso das vigas pré-fabricadas na construção de pontes em outras regiões. Segundo Wilheim, não houve avanço por questões financeiras.

"Vontade tínhamos, porque o Minhocão é muito feio e prejudicou uma série de prédios. Mas desistimos porque, aparentemente, seria um investimento muito grande e, dentro das nossas prioridades, não era a primeira.

" Uma alternativa para diminuir o impacto do elevado no entorno, diz Wilheim, seria instalar "biombos" nas laterais do Minhocão para minimizar o volume do ruído.

Em 1990, a então prefeita Luiza Erundina (1989-1992) proibiu o trânsito no local aos domingos e feriados e restringiu o funcionamento durante a semana -fechado em grande parte da noite. Com a medida, o elevado passou a ser utilizado como um equipamento de lazer pelos moradores da região.

AMARÍLIS LAGE
da Folha de S.Paulo

  ___________________________________________________________________________

NOTÍCIAS ANteriores
15/08/2005 USP treina professores comunitários
12/08/2005 Campanha eleitoral de 2006 já influencia a vida política de São Paulo
11 /08/2005 Motoboys circulam em São Paulo com capacetes brancos pela paz
10 /08
/2005 Morrem mais paulistanos por atropelamento do que iraquianos na guerra
09 /10/2005
Novas normas na regulamentação dos motoboys em São Paulo
08 /08/2005
Escola aberta aos fins de semana baixa índices de homicídios locais
05 /08/2005
Muro do Cemitério do Araçá vai se tornar obra de arte
04 /08/2005
Zona oeste é líder em seqüestro relâmpago
03 /08/2005
Menina da sanfona inspira ex-morador de rua a criar slogan de campanha
02 /08/2005
Turismo de tanque cheio: mais uma idéia para beneficiar o comércio paulistano
01 /08/2005
Experiência na cidade de São Paulo contribui para a queda da violência