Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

mais são paulo
22/11/2007

Bexiga ganha novo centro cultural

 

João Batista Jr.


O grupo Fofos Encenam inaugura nesta sexta, 16, espaço próprio em uma área que já é um grande pólo cultural da cidade. “Vamos ficar próximos dos teatros Oficina, Imprensa e Sérgio Cardoso, e do Balé da Cidade de São Paulo”, conta Eduardo Reyes, produtor e ator da companhia teatral.

Batizado de Espaço Fofos, o local escolhido foi uma antiga fábrica de pastilhas localizada na rua Adoriran Barbosa. “Pegamos esse material para fazer as placas de sinalização do teatro”, revela Reyes, que explica também o motivo que levou o grupo a fincar raiz no centro: “Queríamos fincar raiz em uma região que permitisse trabalhar com a comunidade.” O bairro do Bexiga, assim, pareceu ideal.

“Tem um terreno na rua que precisa de atenção”, conta Kátia Faher, atriz dos Fofos. O espaço em questão é um lote vazio usado como depósito de lixo. “Fizemos um trabalho de investigação.”, conta Kátia, “para saber quem era o proprietário”. Embora tivesse um anúncio de “vende-se”, a imobiliária não revelou o dono do local. “Então tivemos de descobrimos o nome da proprietária pelo número do IPTU”,

Depois de algumas conversas, foi acertado que o local seria murado para evitar o depósito e lixo. “Mas ainda existem pessoas que jogam lixo na calçada.” Os Fofos, então, distribuíram panfletos entre moradores da região para falar dos riscos de um lixo á céu aberto.

“É importante conquistar a confiança da população local. Convidamos os moradores para assistir nossa apresentação antes mesmo de inaugurarmos o teatro ao público”, conta Eduardo. O problema do lixo tem sido cada vez menor. “Hoje pensamos em colocar postos de coleta seletiva no teatro”, antecipa Kátia. “Outra vontade é fazer um trabalho de grafite no muro para dar uma paisagem mais leve, e para isso precisamos de apoio.”

Rega bofe cultural
Ao fim de cada apresentação, o grupo vai servir o público com um prato relacionado ao tema da peça em cartaz. A comida vai ser preparada no apartamento de uma atriz do grupo que mora nas proximidades do Espaço Fofos. “Iremos levar os pratos ao teatro para que, na área de conveniência, as pessoas jantem junto com os atores para que haja uma dinâmica interessante”, diz Eduardo. Cada prato vai custar R$ 12. Como a casa vai inaugurar com a peça Assombração do Recife Velho, o primeiro menu terá feijão de corda com macaxeira.

FOTOS
Fachada do Espaço Fofos
Sinalização feita de pastilhas 1

Sinalização feita de pastilhas 2

Serviço

Espaço dos Fofos
Rua Adoniran Barbosa, 151, Bela Vista.
Tel. (11) 3842-5522
Estréia com a peça Assombrações Do Recife Velho, dia 16/11, às 21 horas.

Áudio dos comentários

   

NOTÍCIAS ANteriores:
22/11/2007
São Paulo é modelo para programa do Ministério da Educação
20/11/2007
40% dos cursos da USP não têm pretos
19/11/2007
Área da cratera do metrô vai virar praça
16/11/2007
Venda de ações da BM&F cria grupo de milionários
15/11/2007
Kassab pretende construir 500 creches
13/11/2007
Jardins ganham nova quadra dominada por moda
12/11/2007
Ensino médio público terá curso técnico e pré-vestibular
09/11/2007
Grife quer refletir realidade dos jovens de Campo Limpo
08/11/2007
Painéis resgatam negros ilustres, 'branqueados' pela história
07/11/2007 Bike-boys é nova profissão em São Paulo
Mais matérias