Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

mais são paulo
30/11/2007

Máquina de camisinha será colocada em bar

 

Erika Vieira


Máquinas express de camisinhas serão instaladas dentro de bares em São Paulo. A experiência é pioneira no Brasil e começa no Vegas Club, nesta sexta-feira, 30, véspera do Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

”A lei federal permite que seja vendido preservativo em qualquer tipo de estabelecimento. Então, pensamos 'Por que não o bar, já que é um local desinibidor?'”, propõe Marta Mc Britton, coordenadora do Instituto Cultural Barong. A Barong e a Rede Brasileira de Promoção de Informações e Disponibilização da Contracepção de Emergência criaram esse projeto piloto que do Vegas e se expandirá para mais 20 bares nas regiões dos Jardins, da Vila Olímpia e da Vila Madalena. Alguns dos próximos bares a oferecerem o serviço são o Jacaré, o Genésio, o Canto da Vila e o Consulado Mineiro.

Uma pesquisa de conhecimentos, atitudes e práticas na população, feita pelo Ministério da Saúde, revelou que 77% das pessoas de 15 a 54 anos comprariam camisinhas em danceterias e boates, 52% em bares, 49% em lojas de conveniência e 42% em bancas de jornal.

O funcionamento é simples. Basta o usuário colocar uma moeda de R$1,00 para que a máquina disponibilize o preservativo. “A gente não sabe se o melhor lugar para deixar a máquina é perto do caixa ou do banheiro”, diz Marta. Por isso, inicialmente o equipamento ficará próximo aos caixas.

“A máquina serve de lembrete de que o sexo seguro é o mais recomendável”, diz Facundo Guerra, proprietário do Vegas Club. Ele aposta que a idéia irá emplacar. “Já dá certo em outros países. Os clubes e bares de fora têm máquinas nos banheiros.”

Garçons, barmen, caixas, gerentes e outros funcionários serão capacitados por agentes de saúde da Barong e receberão informações sobre DST e Aids, bem como sobre educação sexual e reprodutiva. Cartilhas e cartazes também serão disponibilizados.


Links relacionados:
Mercado Mundo Mix no combate à Aids
sP vai criar programa de prevenção à Aids nas escolas públicas



Áudio dos comentários

   

NOTÍCIAS ANteriores:
29/11/2007
Encontro vai discutir alternativas para a educação de São Paulo
27/11/2007
Sete horas de aula nas escolas municipais de SP
22/11/2007
Bexiga ganha novo centro cultural
20/11/2007 40% dos cursos da USP não têm pretos
19/11/2007
Área da cratera do metrô vai virar praça
16/11/2007
Venda de ações da BM&F cria grupo de milionários
15/11/2007
Kassab pretende construir 500 creches
13/11/2007
Jardins ganham nova quadra dominada por moda
12/11/2007
Ensino médio público terá curso técnico e pré-vestibular
09/11/2007
Grife quer refletir realidade dos jovens de Campo Limpo
Mais matérias