Envie sua opinião



29/06/2007
Carta da semana


A REVOLUÇÃO de QUE O BRASIL PRECISA: ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL



“A educação verdadeira traz consigo um dinamismo que não admite fórmulas definitivas - pelo contrário, pressupõe uma constante e incisiva busca de novos métodos, novos conhecimentos, novos tempos, de maneira a atender a demanda histórica do momento em que se vive e com um olhar vigilante no porvir.
Estamos assistindo à decadência pela qual passa a educação pública em nosso país. As condições das escolas estão precárias, e os salários dos educadores, indecentes. Não podemos, portanto, ficar de braços cruzados e nos omitir nesta questão de crucial importância para alavancar o desenvolvimento social e econômico de qualquer nação. Todos sabemos que as grandes nações emergiram somente depois que priorizaram e organizaram seu sistema educacional.

Assim podemos dizer que qualquer gasto com a educação é pouco para uma nação, principalmente enquanto não se consegue inseri-la no Primeiro Mundo. É por essas e por outras razões que temos total convicção de que a maior obra social que um governante pode fazer pelo Brasil é a implementação da escola em tempo integral.

Para consubstanciar esse ideal, recorremos aos dois maiores expoentes e defensores do tema em pauta: Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro.

“Somente escolas destinadas a fornecer informações ou certos limitados treinamentos mecânicos podem ainda admitir o serem de tempo parcial” (Anísio Teixeira).

***

“Ora é sabido que a escola de turnos é uma perversão brasileira, que não existe no mundo civilizado. Por toda a parte, considera-se que só uma escola de tempo integral, para alunos e professores, dá garantia de uma escolaridade proveitosa a crianças oriundas de famílias que não estudaram. E elas constituem, entre nós, a imensa maioria Por conseguinte, o retrocesso às escolas de turno só é explicável por sectarismo ou ignorância”.(Darcy Ribeiro)


Alguns aspectos que norteiam a escola em tempo integral:
Proporciona momentos para reforço escolar em um ambiente mais liberto das amarras da escola tradicional, onde prevalece a liberdade de expressão em atividades esportivas, artísticas, de recreação e de cidadania.

Com a sua implantação, a violência, que grassa por todo o país, será reduzida, no mínimo, em 50%, o que aumenta a perspectiva de vida sadia e segura para todos, pois a criança e o jovem, principalmente das famílias mais pobres, que não têm acesso a outros afazeres por razões econômicas, vão para a escola durante meio período e no outro ficam à mercê de marginais.

É uma medida econômica. Num primeiro momento, pode parecer que provocará aumento de gastos, mas a despesa para manter criminosos sob a guarda do Estado é infinitamente maior do que se gastará com o jovem na escola.

É o “Fome Zero”. A grande maioria das pessoas atendidas pelo programa do governo federal está na idade escolar (crianças, adolescentes e jovens). Portanto, boa parte dos recursos que as famílias recebem pode ser direcionada à escola de tempo integral, pois esses alunos se alimentarão na escola.

A escola pode ser auto-sustentável. Com a implantação de hortas comunitárias, confecção de material esportivo (ambos podem ser para consumo interno e comercialização), artesanato etc.

É mais emprego. A implantação da escola em tempo integral propiciaria mais vagas de trabalho. E não seria mero empreguismo, visto que a tarefa que se tem pela frente no Brasil é gigantesca e merecedora dos maiores esforços.

Conclamamos a todos, principalmente aos verdadeiros educadores, àqueles que acreditam numa escola transformadora e labutam por ela, a que façamos da educação escolar em tempo integral nossa bandeira. Esse é, antes e acima de tudo, um ato de amor ao Brasil!”
Geraldo Miguel de Souza, professor – Belo Horizonte (MG) - ladomiguel@yahoo.com.br

CIDADÃO JORNALISTA é um espaço destinado aos leitores e ouvintes que, ao relatarem fatos e experiências de sua cidade, comunidade e cotidiano, tornam-se repórteres por um momento.

 
 

Anteriores:
22/06/2007 Desiludido com a Educação
13/06/2007
Democracia da praça
08/06/2007
Leitor sugere AMA nas creches
01/06/2007
Uma causa para lutar
25/05/2007
Visita cívica ao Palácio do Planalto
18/05/2007
Malabaristas invisíveis
11/05/2007
Virada parece ser só dos Racionais
04/05/2007
Orgulho de ser brasileiro
27/04/2007
Reajuste salarial por merecimento
20/04/2007
O Brasil e o álcool
Mais textos