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natal mais feliz
01/12/2004

Empresas fazem campanhas de solidariedade

LONDRINA (PR) - Nos últimos meses do ano, uma espécie de movimento silencioso se forma com um único objetivo: tornar menos triste a noite de Natal de milhares de pessoas que não têm como preparar uma grande ceia e uma árvore cheia de presentes para os filhos. O Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) adotou, desde o ano passado, a estratégia de fazer parcerias com promotores de eventos, que pedem a doação de alimentos não perecíveis. Em 2003 foram arrecadados cerca de 60 mil quilos de alimentos, graças à doação de uma carreta de leite e biscoitos pela Nestlé.

Segundo a gerente administrativa do Programa, Lenir Cândido de Assis, este ano a meta é atingir cerca de 40 mil quilos, que serão doados às 40 entidades cadatradas: ''Estamos programando fazer a distribuição uns 10 dias antes do Natal''.

Na Sercomtel, uma tradição que já dura oito anos voltou a mobilizar os funcionários em torno da arrecadação de brinquedos. A campanha é coordenada pelo Comitê da Solidariedade dos Funcionários, que arrecada R$ 9,00 de cada um e se encarrega de comprar os brinquedos, sempre de acordo com a idade e sexo das crianças. ''Todos vão etiquetados e são entregues por um de nossos funcionários, que se veste de Papai Noel'', explica a presidente do Comitê, Sonia Maria Guimarães Rett.

Além da campanha de Natal, os funcionários se mobilizam o ano todo com a doação de tíquetes-refeição utilizados na compra de material de construção que se transformam em casas para famílias que não têm onde morar remédios e cadeiras de roda. No inverno, as atenções se voltam para a arrecadação de cobertores.

Anteontem, a Escola Primeira Infância deu a largada, pelo segundo ano consecutivo, à sua campanha de arredacação de brinquedos. A idéia é que crianças que mal sabem andar já aprendam o sentido da palavra solidariedade. Postos de arredação são montados em pontos comerciais, como farmácias e supermercados, onde qualquer pessoa da comunidade pode fazer a sua doação. Paralelamente, as caixas do Provopar colocadas na escola vão se enchendo de carrinhos, caminhões, bonecas.

''Começamos o ano passado e a receptividade dos pais, das crianças e da comunidade nos surpreendeu. Para este ano, conseguimos vários parceiros'', lembra a diretora pedagógica da escola, Maria Augusta Sanches Rossini. Beatriz Sardi Ribeiro, de seis anos, que no ano passado doou o seu urso de pelúcia favorito, diz que só quer ''ver as crianças mais felizes''.

A segunda-feira também foi dia de trocar cortes de cabelos por alimentos no salão do cabeleireiro Fábio Farias, que promoveu pela segunda vez a campanha ''Fashion É Ser Solidário''. Das 9 às 17 horas, uma equipe de cabeleireiros trocou o dia de folga pelo trabalho para colaborar com a arrecadação feita pelo Provopar. Na próxima segunda-feira a dose será repetida, desta vez no salão localizado na Rua Paranguá, 946 (Área Central).


SILVANA LEÃO
da Folha de Londrina

 
 
 

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