Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
gdimen@uol.com.br

A virginal Sandy e a promiscuidade sexual

Raramente vejo qualquer capítulo de novela, por absoluta falta de tempo e de interesse. Daí meu espanto atrasado com a Estrela Guia, protagonizada por Sandy. Não fosse a novela protagonizada pela rainha das virgens, transmitida em horário infantil, talvez, muito provavelmente, não tivesse razão para espanto.

Numa das cenas do sábado passado, a mulher flagra o marido fazendeiro, na sua própria casa, com duas amantes que, obviamente, estavam interessadas apenas em dinheiro. Eles discutem, mais fica por isso mesmo: a esposa aceita que as amantes durmam em casa e, no dia seguinte, confraternizem num majestoso café da manhã da fazenda. Não é só.

A mesma esposa traída, peruíssima, dança sensualmente, numa festa ao ar livre, com o musculoso capataz. E na frente do marido, que também está com as duas amantes - uma delas, também interessada no tal capataz. Misturado a prazer e alegria, aquela promiscuidade aparece, com ares de normalidade, nas telas.

Não sou do tipo moralista e, aliás, tenho horror de quem fica preocupado com os prazeres alheios, em cruzadas que, na maioria das vezes, são hipócritas. O problema é que, naquele horário, cenas como essas transmitem valores para crianças ainda sem capacidade de discernimento. São esses valores que consideramos corretos?

Vive-se, no país, uma crônica crise moral, estampada em manchetes todas as semanas: nesta semana, abordam, mais uma vez, o presidente do Senado, Jader Barbalho, com novas revelações. É uma crise de falta de princípios.

Tudo bem que a mídia queira mais Ibope, faturar com a audiência, entende-se, é a regra do jogo, mas daí a estimular a total falta de princípios, num horário infantil, vai uma longa distância.

Goste-se ou não, queria-se ou não, o papel dos comunicadores e educadores responsáveis é servir de contraponto ao clima de descuido, omissão e irresponsabilidade que testemunhamos no país.

 
 
                                                Subir