Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente

 

Mercado fecha as portas para jovens

Leia trecho do livro em que o pesquisador Márcio Pochmann analisa as mudanças na entrada do jovem no mercado de trabalho brasileiro:

"Hoje, o padrão de inserção ocupacional do jovem apresenta sinais inquestionáveis de alteração. Existe uma crescente instabilidade do padrão ocupacional diante da baixa capacidade da economia brasileira gerar postos de trabalho mais qualificados e em grande quantidade. Os empregos criados, além de insuficientes são em geral precários, principalmente nos setores de serviços básicos (limpeza, segurança, garçons etc).

"As vagas são instáveis e de baixa qualificação. A sua ocupação acaba ocorrendo, na maioria das vezes, por trabalhadores adultos com escolaridade mais elevada e alguma qualificação profissional. Isto faz com que as antigas portas de ingresso dos jovens no primeiro emprego terminam sendo fechadas (construção civil, bancos, serviços na grande empresa e administração pública) e que as vagas existentes sejam ocupadas, preferencialmente, por adultos com maior escolaridade e qualificação".

Fonte: "A Batalha pelo Primeiro Emprego" (Editora Publisher Brasil)

 

 

 
                                                Subir