Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente

Dia 24.04.00
 

 

Cursos despertam empreendimentos na Vila Guaíra, DF

A comunidade de Vila Guaíra, uma invasão que existe há 12 anos no município de Valparaíso de Goiás, um dos 23 do Entorno (ao redor da capital federal), concluiu no último fim-de-semana o Pronager - Programa de Geração de Renda e Emprego em Áreas de Pobreza -, do Ministério da Integração Social. Durante 30 semanas, 330 membros das 1,2 mil famílias, que moram em barracos sem esgoto sanitário e com energia elétrica só recentemente instalada, participaram de cursos de culinária, carpintaria, informática, corte e costura, construção civil, vigilância e outros definidos pelos próprios alunos. Para colocar em prática os ensinamentos, foi montada uma associação de moradores e ergueu-se um galpão para abrigar diversas microempresas (fornecedoras de alimentos, salões de beleza, ateliês de costura, serviço de vigilância). O investimento foi de R$ 1,4 mil por aluno, abaixo de programas convencionais, que custam até R$ 5 mil. Os moradores agora pretendem levar adiante as iniciativas geradas com o programa.

(Correio Braziliense)

Pesquisa revela otimismo quanto ao futuro e medo do desemprego

Uma pesquisa do instituto Datafolha publicada na edição de ontem do jornal Folha de S.Paulo revela que os brasileiros estão otimistas sobre o futuro. Segundo o levantamento, a maioria acredita na possibilidade do país ser uma superpotência econômica em um futuro bastante próximo. Para 64% dos entrevistados, o Brasil é hoje um país ótimo ou bom para viver e, para 59%, será melhor ainda no futuro. A pesquisa aponta ainda que, para a maioria dos entrevistados, o futuro do país equivale a algo que ocorrerá daqui a cinco até 10 anos (23%). Para 60% dos entrevistados, o Brasil se tornará uma superpotência econômica. Outros 30% discordam dessa idéia e 10% não souberam responder. O modelo em que o Brasil deve se espelhar para construir seu futuro, na opinião de 35% das pessoas ouvidas, é o dos Estados Unidos, por ser um país de Primeiro Mundo (25%) e ter mais emprego (16%). Na segunda posição, está o Japão (17%), considerado um país desenvolvido tecnologicamente (para 32%) e cujo povo é trabalhador (17%). A maior preocupação do brasileiro em relação ao seu futuro pessoal é o desemprego. A primeira coisa que veio à cabeça da maior parte dos entrevistados (18%) quando questionados sobre seu futuro foi: "Ter um emprego e trabalhar". O assunto também liderou as respostas sobre o futuro do Brasil - o maior sonho para o país, para 11% dos brasileiros, é o fim do desemprego.

(Folha de S.Paulo; Zero Hora)

Fórum discute competitividade e geração de emprego

O Fórum de Competitividade, organizado pelo ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, será lançado na próxima quinta-feira, com o objetivo de solucionar problemas de diferentes setores de produção brasileiros e aumentar sua eficiência. Também na quinta será instalado o primeiro dos 12 fóruns que o governo pretende realizar ao longo do ano para cada setor específico. O primeiro deles é o da construção civil. Como os seguintes, ele deverá diagnosticar os problemas da cadeia produtiva do setor, além de discutir criação de empregos, aumento das exportações e da competitividade internacional, capacitação tecnológica e desenvolvimento regional, tendo como base análises que vêm sendo realizadas desde maio do ano passado por técnicos de diversos ministérios e representantes dos produtores e sindicatos. Depois da construção civil, será a vez dos setores têxtil, químico (fertilizantes e plásticos), eletro-eletrônico, naval, couro e calçados, madeira e móveis, cosméticos, serviços, agronegócios, automotivo e audiovisual.

(O Estado de S.Paulo)

Prodam ensina informática em ônibus

A Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo (Prodam) oferece, desde 1997, cursos gratuitos e rápidos de informática em unidades móveis instaladas em ônibus, carretas e caminhões adaptados. Nas 95 comunidades visitadas, o programa, chamado Infocar, já atendeu 19.167 pessoas. A meta é treinar mais 13.800 até abril do ano que vem, ajudando a preparar adolescentes e desempregados para o mercado de trabalho. Os cursos são realizados em turmas de 16 a 18 alunos, com idade mínima de 14 anos, que aprendem a operar o micro com o sistema operacional Windows e também a elaborar seus currículos. São quatro dias (14 horas) de curso por turma e cada unidade permanece em média quatro semanas na comunidade que a requisitou. Qualquer comunidade pode solicitar o serviço, enviando um ofício para o presidente da Prodam, Lauro Fontoura Sobrinho, no endereço: pavilhão Engenheiro Armando Arruda Pereira, parque Ibirapuera, CEP 04094-900.

(Diário Popular)

 

 
                                                Subir