Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente


Dia 26.03.02

 

 

Ativista negra processa empresas que exploraram mão-de-obra escrava

Na primeira ação do que, conforme prevêem especialistas, deverá acarretar uma enxurrada de processos contra dezenas, talvez centenas de companhias americanas, três corporações estão sendo acusadas, por uma ativista negra, de terem lucrado a partir da exploração de mão-de-obra escrava. A ativista, Deadria Farmer-Paellmann, apresentará formalmente seu pedido hoje (26/03), em Nova York, em nome de todos os negros americanos com ancestrais que foram escravos - a vasta maioria da população negra dos EUA -, exigindo compensações financeiras. Deadria se reserva o direito, ainda, de estender a queixa a até outras 100 corporações.

No processo, aberto em nome da maioria dos 36,4 milhões de negros americanos, pede ainda que as empresas contribuam para um fundo humanitário destinado a melhorar as condições de saúde, educação e assistência às crianças de comunidades negras.

Especificamente, três corporações estão citadas na queixa: a companhia de seguros Aetna, a companhia ferroviária CSX e a empresa de serviços financeiros FleetBoston. Deadria. Os advogados da ativista dizem que as três empresas enriqueceram injustamente devido a um sistema ''que escravizou, torturou, matou de fome e explorou seres humanos''.

Processos pedindo reparação pela escravidão seriam possíveis no Brasil. Não há algo na lei brasileira que impeça. O único empecilho é identificar que empresas se beneficiaram da escravidão, se existem hoje, se os descendentes dos donos originais podem ser responsabilizados. Ainda assim, o réu deve ser outro: como a escravidão era legal até 1888, os descendentes de escravos hoje entrariam com processo civil por danos morais contra a União, não contra as empresas. Para o historiador e professor da UFRJ Joel Rufino dos Santos, a lista de empresas brasileiras com raízes na escravidão é grande.


Leia mais:
- Escravidão levada ao banco dos réus

Leia também:
- Ação possível no Brasil
- Mogno e gado, à base de trabalho escravo


 

 
                                               Subir    
 

 DIA 25.03.02

  Motos viram ganha-pão das classes C e D da população
  
 

 DIA 22.03.02

  Crescimento do emprego formal fica aquém do esperado
  
 

 DIA 21.03.02

  Pelo bem da profissão, trabalhador brasileiro esquece qualidade de vida
  
 

 DIA 20.03.02

  Força Sindical vai esconder quem flexibilizar CLT
  
 

 DIA 19.03.02

  Renda do trabalhador cai novamente em 2001
  
 

 DIA 18.03.02

  Trabalhadores vendem seus direitos por carros e geladeiras
  
 

 DIA 15.03.02

  Pesquisas eleitorais são superestimadas no Brasil