454 anos de São Paulo
25/01/2008

Literatura e o aniversário de SP

 

A Casa das Rosas tem uma programação com recitais durante todo o dia 25. Destaca-se o do jovem poeta Átila Almada, que pelo terceiro ano consecutivo vai abrir as comemorações do aniversário da cidade.


Confira a programação do dia 25:


CASA DAS ROSAS

EXPOSIÇÃO DAS LETRAS GIGANTES DO CORREDOR LITERÁRIO

Em 2007 o Corredor Literário na Paulista instalou 23 letras gigantes ao longo da Avenida Paulista para identificar os prédios e espaços culturais aonde, ao longo da semana de 08 a 14 de outubro de 2007, ocorreu o III Corredor Literário. As letras gigantes foram estilizadas por escritores, artistas plásticos e designers. De 25 de janeiro a 26 de fevereiro, o público poderá ver o resultado desta intervenção artística na Paulista, com a exposição das letras gigantes no entorno da Casa das Rosas.

SAMPOEMAS III – programação especial para o aniversário de São Paulo

14h – Água: entre o rio e o mar
Recital de Átila Almada, jovem poeta paulistano cujo trabalho se volta para a reflexão sobre o cotidiano da Capital Paulista. Nesta edição do Sampoemas, os poemas apresentados abordam primordialmente a questão da água, um dos tópicos mais relevantes para o futuro da humanidade.

15h30 – O Último Canto da Cigarra
Lançamento do último número da revista A Cigarra, publicada por Zhô Bertholini e Jurema Barreto de Souza desde 1982. Esta edição, de número 42, conta com a colaboração de Glauco Mattoso, Augusto de Campos, Arnaldo Antunes, Alberto Marsicano, Cláudio Daniel, Júlio Mendonça, Tom Zé, Jomard Muniz de Britto, Ronaldo Azeredo, Marcelo Montenegro e Walter Silveira, entre outros. O recital conta com a presença confirmada de Hélio Néri, Fabiano Calixto, Beth Brait Alvim e Tarso de Melo.

17h – Perseptom Banda Vocal
São sete vozes apenas, mas que têm a sonoridade de uma banda inteira. É na voz, com a técnica do beat box e da percussão vocal, que o grupo traz
a bateria, o pandeiro e os chocalhos, além de todo o preenchimento harmônico. Trabalho internacionalmente reconhecido, são o segundo melhor grupo vocal do mundo na categoria World Álbum (Melhor CD) e World Song (Melhor canção), segundo a CASA (Contemporary A Cappella Society of America) dos EUA. Também no Brasil alcançaram o reconhecimento do seu trabalho diferenciado, estando entre os três finalistas do Prêmio TIM 2007 na categoria Melhor Grupo de MPB. Integrantes: Eloíza, Estela Paixão, Cristiano Alberto, Aníbal e Valter Macário, Diego de Jesus e Du Machado.

18h30 – Especial Roberto Piva
Récita e entrevista pública com Roberto Piva, um dos poetas paulistanos que, desde a década de 1960, mais e melhor cantou a nossa cidade. A entrevista será conduzida por Roberto Bicelli e Cláudio Willer, grandes poetas e companheiros de geração de Piva.

20h30 - A Meditação sobre o Tietê
O ator Pascoal da Conceição explora sua semelhança física com o escritor Mário de Andrade (1893-1945) na interpretação do seu último poema, "A meditação sobre o Tietê", no qual o autor de Macunaíma colocou o ponto final 13 dias antes de sua morte. A leitura terá o acompanhamento musical de Luiz Gayotto, Maria Alvim, Paulo Padilha e Marcelo Ferretti.

21h - Saraokê Sampoemas
Mais uma edição do já famoso “Saraokê” da Casa das Rosas, em que o público é convidado a apresentar poemas com o acompanhamento dos talentosos músicos Luiz Gayotto, Maria Alvim, Paulo Padilha e Marcelo Ferretti. Nesta edição especial do aniversário de São Paulo, intitulada Sampoemas, os participantes são convidados a declarar seu amor pela cidade, seu ódio, seu carinho, sua indignação. Participação especial do Grupo Rascunhos Poéticos.


Casa das Rosas
Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Av. Paulista, 37
Tels: 3288-9447 ou 3285-6986
http://www.apaacultural.org.br/casadasrosas

Links relacionados:
O cinema feito em São Paulo
Cine Olido exibe filmes ambientados em São Paulo
Jovem dedica poesia aos personagens de São Paulo

Shows agitam aniversário da cidade
Aniversário de São Paulo marca início de exposições
Parceria promete aquecer baladas da cidade
No dia 25, Bicicletada vai reivindicar estacionamento para as “magrelas”