454 anos de são paulo
25/01/2008

No dia 25, Bicicletada vai reivindicar estacionamento para as “magrelas”

Heitor Augusto


A Bicicletada, movimento de ciclistas apaixonados pela “magrela”, vai aproveitar as comemorações do aniversário da cidade para protestar. Eles reivindicam que sejam instalados espaços destinados ao estacionamento das bicicletas. “Durante o trajeto, passaremos pela prefeitura e instalaremos um Paraciclo no local”, promete André Pasqualini, um dos organizadores da Bicicletada.

Em dezembro de 2007, a subprefeitura de Pinheiros apreendeu uma bicicleta estacionada em frente à galeria Ouro Fino. O dono, Ismael Sendeski, trabalha no local.

O movimento quer a regulamentação da Lei 13995, que obriga os estabelecimentos comerciais a instalarem estacionamentos voltados para o veículo.

Saída será descentralizada
A Bicicletada do dia 25 sairá de cinco pontos: Parque Ibirapuera, Villa Lobos, Água Branca, Parque da Juventude e do Piqueri. O destino final é a Praça do Ciclista, na avenida Paulista (esquina com a rua da Consolação).


Leia abaixo a íntegra distribuída pelo movimento

A Bicicletada de janeiro cai no aniversário de São Paulo. Ou melhor, o aniversário de São Paulo acontece na mesma data da tradicional Bicicletada paulistana: dia 25, feriado na cidade.

Em janeiro, a Bicicletada começa descentralizada: saindo de 5 pontos da cidade (Parque do Ibirapuera, Villa Lobos, Aguá Branca, Parque da Juventude e do Piqueri), usuários de transporte não-motorizado seguem até a Praça do Ciclista. A partir das 16h, a Massa Crítica de janeiro toma as ruas por uma cidade melhor.

É comum os participantes da Bicicletada realizarem manifestações lúdicos-educativas, como a pintura de ciclofaixas no asfalto, pendurar Ghost-Bikers em locais onde ciclistas perderam a vida, colocar alegorias nas bicicletas mandando recados para a sociedade, pois bem, criatividade e bom gosto nunca faltou.

Na edição de janeiro teremos muitas coisas acontecendo, entre elas, motivados pela apreensão da Bicicleta de um ciclista em novembro de 2007, apenas porque ele a prendeu em um poste pois no seu trabalho não havia local específico para isso e também como um ato de protesto por causa da Lei 13995 que obriga os estabelecimentos comerciais de “grande afluxo de pessoas” a disporem de estacionamento para as Bicicletas, mas que ainda não esta regulamentada e por consequência não é possível ser aplicada na cidade, durante o corso dos ciclistas, passaremos pela prefeitura e instalaremos um Paraciclo no local, pois de acordo com a mesma lei, a Prefeitura também deveria ter um estacionamento para bicicletas.

Segundo informações que chegaram a nós por parte da prefeitura, eles concordam que a situação do ciclista na cidade tem muito o que melhorar, que vão trabalhar para que essa lei seja regulamentada e que irão instalar, junto com os ciclistas da Bicicletada, Paraciclos oficiais e permanentes na Prefeitura.

Aconteça o que acontecer, a Bicicletada sempre “acontece” e em Janeiro não será muito diferente. Muita alegria, descontração e muitas pessoas nas ruas ocupando e compartilhando um espaço que é de todos.

Para maiores informações acessem os links abaixo com o convite aos ciclistas para participarem da Bicicletada.

http://www.bicicletada.org
http://www.ciclobr.com.br/diasemcarro/noticias25.asp
http://apocalipsemotorizado.net/2008/01/19/xerocracia-acao/

Atenciosamente,

André Pasqualini
www.ciclobr.com.br
andre@ciclobr.com.br


Links relacionados:
O cinema feito em São Paulo
Cine Olido exibe filmes patrocinados pela Prefeitura
Shows agitam aniversário da cidade
Casa das rosas tem programação voltada à literatura
Jovem dedica poesia aos personagens de São Paulo
Aniversário de São Paulo marca início de exposições
Parceria promete aquecer baladas da cidade


   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
21/01/2008
Praça Roosevelt vai virar documentário
18/01/2008 Viaduto na zona leste vai ganhar centro poliesportivo
17/01/2008
Baccarelli, de sede nova, vira tema do samba-enredo da Vai-Vai
15/01/2008
Novas regras revoltam motoboys
15/01/2008 25 centavos para puxar a descarga
14/01/2008 Parceria promete aquecer baladas da cidade
11/01/2008 Depois dos aeroportos, terminais de ônibus podem ter juizados especiais
10/01/2008
Projeto de estudante propõe alternativa ao Fábrica de Sonhos, da prefeitura
10/01/2008
Prefeitura burla Lei Cidade Limpa?
Mais matérias