.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

exploração sexual
03/02/2005
Ceará divulga ações de apoio a crianças e adolescentes

FORTALEZA - Depois da série de reportagens sobre turismo sexual no Nordeste publicada no início da semana pelo Estado, nove secretários estaduais do Ceará divulgaram ontem, em entrevista coletiva, as ações do governo no combate à exploração de crianças e adolescentes. O secretário da Ação Social, Raimundo Gomes de Matos, anunciou que foi autorizada a construção de um complexo para atendimento a menores. Orçado em R$ 500 mil, tem inauguração prevista para abril e facilitará o atendimento, concentrando assistência social e psicológica.

Matos também falou sobre os programas criados pelo governo que reúnem mais de uma secretaria. Os objetivos principais, afirmou, são "trabalhar a reintegração das crianças, melhorar a renda de suas famílias, inseri-las na escola e combater os agentes exploradores". Matos mencionou o fortalecimento de projetos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Segundo ele, um desses programas, o Somar, já promoveu a capacitação de 1.800 jovens.

O secretário de Turismo, Alan Aguiar, disse que mobilizou o setor turístico para uma campanha contra a exploração sexual e conseguiu o bloqueio de vôos de operadoras estrangeiras que promoviam pacotes do chamado "pornoturismo".

"O perfil do turista estrangeiro está em transformação: começamos a receber famílias, casais, esportistas, pessoas de terceira idade. Uma pesquisa da Universidade Estadual do Ceará aponta que, entre os praticantes de crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes no Ceará, apenas 20% são turistas."

"Quem vier ao nosso Estado hoje com intenção de praticar delitos sabe que vai ter que se deparar com a lei", disse o secretário de Segurança, Wilson Nascimento. Mesmo assim a exploração sexual juvenil segue ocorrendo à vista de todos em locais como a Praia de Iracema e a Avenida Beira-Mar.

CARMEN POMPEU
MARCELO ONAGA
do o Estado de S. Paulo

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
03 /02/2005 Universidades privadas rejeitam reforma
02 /02/2005
ONG pede restrição a remédios
02 /02/2005
Boa Viagem promove Jornada Pedagógica
02 /02/2005 Hospital do Fundão cria campanha para regularizar estoque de sangue
02 /02/2005 Carga de impostos anulou metade do crescimento de 2004
02 /02/2005 Governo promete ajudar 200 mil jovens neste ano
02 /02/2005 Teatro Brincante forma educadores em cultura brasileira
01 /02/2005 Evento bate recorde em Porto Alegre
01 /02/2005 Ministério libera R$ 313 milhões para favelas