.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

guarda-vidas voluntários
03/02/2005
Bombeiros de Fortaleza treinam 300 surfistas

FORTALEZA (CE) - O Projeto Surf Salva-Vidas formou, ontem pela manhã, na Praia dos Diários, mais 300 surfistas salva-vidas. A ação é desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros e conta com o apoio da Nacional Gás Butano. Desde 2002, aproximadamente 1.080 praticantes desse esporte tornaram-se guarda-vidas voluntários. Na solenidade, também foram distribuídos os coletes que irão identificar essas pessoas nas praias.

O coronel Duarte Frota, comandante do Corpo de Bombeiros, ressaltou que o projeto beneficia toda a sociedade, através do salvamento de vidas. Segundo o major Cláudio Barreto, coordenador do Surf Salva-Vidas, os voluntários passam por um curso de 24 horas-aula. “A gente começa com a teoria, falando sobre os aspectos físicos do mar”, explica.

Em seguida, conforme o oficial, vem a parte prática. Nessa etapa do treinamento, o surfista aprende noções de primeiros socorros e a forma correta de resgatar uma pessoa que esteja se afogando. Ao final das aulas, os alunos fazem um resgate simulado. Através dessa ação, eles são avaliados. “Só recebe o certificado (de conclusão do curso) quem for aprovado no simulado”, explica o major Cláudio Barreto. Em média, 80% dos aprendizes são aprovados.

O oficial ressalta que o maior incentivo que essas pessoas recebem é a capacitação para salvar vidas. A surfista Marina Oliveira, aos 16 anos de idade, já participou do curso e teve a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos adquiridos. Com a ajuda de outro surfista do projeto, ela salvou a vida de uma pessoa na Praia do Futuro. “Salvar uma vida é um mérito para qualquer um”, afirma.

O major Cláudio Barreto afirmou que, desde o início da ação, os índices de afogamentos nas praias do litoral cearense estão diminuindo. “Na praia da Leste-Oeste, por exemplo, os afogamentos zeraram”, comemora. Ele ressaltou que a parceria da Nacional Gás Butano com o Corpo de Bombeiros viabiliza o projeto.

Em conjunto com a Nacional Gás Butano, essa corporação também promove o programa Bombeiros com Você, que já sensibilizou um milhão de pessoas na prevenção de acidentes domésticos. Outra ação em parceira com a Nacional Gás Butano é a realização de aulas de educação física com pessoas da terceira idade.



As informações são do Diário do Nordeste, Fortaleza-CE.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
03 /02/2005 Programa Primeiro Emprego no Paraná receberá reforço
03 /02/2005 MEC pode dar mais 90 dias para as sugestões
03 /02/2005 Ceará divulga ações de apoio a crianças e adolescentes
03 /02/2005 Universidades privadas rejeitam reforma
02 /02/2005
ONG pede restrição a remédios
02 /02/2005
Boa Viagem promove Jornada Pedagógica
02 /02/2005 Hospital do Fundão cria campanha para regularizar estoque de sangue
02 /02/2005 Carga de impostos anulou metade do crescimento de 2004
02 /02/2005 Governo promete ajudar 200 mil jovens neste ano