trânsito
03/07/2007

Lei que restringiria carros a estacionarem nas ruas será vetada

João Batista Jr.


Vereador desde o dia 15 de fevereiro quando então assumiu uma vaga do PSDB, Ricardo Teixeira agora ganha notoriedade com seu polêmico projeto de lei aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, o qual quer proibir carros de estacionarem nas ruas do centro expandido da cidade durante o período de rodízio.

“Existem áreas que viraram garagens a céu aberto. Todo mundo estacionado na rua e a rua congestionada de carro”, diz Teixeira. “O motorista será o grande beneficiado”, acredita.

Segundo Frederico Bussinger, Secretário Municipal dos Transportes, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) irá vetar a decisão da Câmara. “Apesar do objetivo ter méritos, a lei é inexeqüível”, informa. De acordo com o secretário, o transporte público terá uma grande notoriedade no pacote de medidas que vão compor o novo Plano Diretor, previsto para ser lançado em outubro. “É um tema que temos discutido faz dois anos e estará no novo Plano Diretor”.

Menos trânsito e menos poluição...
“A lei vai ajudar a despoluir a cidade, pois 70% da poluição vem do cano do escapamento dos veículos”, lembra o vereador. Formado em engenharia, Teixeira é especializado em tráfego: em 1977 iniciou carreira na CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), onde foi efetivado e trabalhou até quatro meses atrás. “Acho que é preciso que a lei seja aplicada gradativamente para que as pessoas possam entender e sejam construídas garagens subterrâneas. O vereador também ressalta que a lei deveria começar a ser aplicada em locais de tráfego mais acentuado”.

... mas inviável
“O projeto do Ricardo vai ao encontro dos princípios gerais que a prefeitura procura, mas se aprovado de imediato teremos três conseqüências: impacto sobre a atividade econômica e mobilidade da cidade; a fiscalização seria impossível; talvez o tiro saia pela culatra, pois se implantado de imediato pode ocorrer uma multiplicação dos número de estacionamentos improvisados”, detalha o secretário.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
03/07/2007
SP terá cursos que atendem as necessidades do centro
03/07/2007
Pais dizem que alunos sofrem exclusão na escola nº 1 do Ideb
03/07/2007
Instituto Butantã inaugura maior laboratório de toxinas do país
03/07/2007
Presidente do Instituto Butantã aponta que alunos não são desafiados
02/07/2007
Graffiteiros retratam histórias de bairros paulistanos
29/06/2007
Arranjos educativos locais
28/06/2007
Bares de São Paulo que venderem bebidas a menores serão lacrados
28/06/2007
Artistas querem tomar conta do primeiro arranha-céu de São Paulo
27/06/2007
Idosos fazem da internet suas plataformas de comunicação
27/06/2007
Inclusão digital de idosos será disseminada por todo mundo
Mais matérias