HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

inclusão
05/10/2006
PVC ajuda no tratamento de crianças com disfunção neuromotora

Erika Vieira


Equipamentos usados na reabilitação de jovens com disfunção neuromotora estão sendo construídos com tubos de PVC (material de plástico resistente). A idéia foi desenvolvida pela terapeuta ocupacional Grace Gasparini, professora da Universidade Católica Dom Bosco, no Mato Grosso do Sul.

”Os móveis que existem adaptados para esses pacientes são caros, não acessíveis a todos o que prejudica no tratamento”, explica Gasparini. Pensando nisso é que surgiu a proposta de utilizar o PVC para baratear o custo de cadeiras de banho, cadeiras para vasos sanitários, andadores, mesas reguláveis, entre outros.

Outra facilidade desse material é que não exige alta tecnologia para ser manuseado, ao contrário da madeira ou metal (tradicionalmente usados na confecção dos mobiliários) que necessita de um marceneiro ou profissional especializado para construir . Com o PVC os pais das crianças podem fazer os móveis, desde que tenha uma orientação. Para tanto, os professores de terapia ocupacional da universidade darão oficinas aos membros de centros de reabilitação que tratam de pessoas com esse tipo de deficiência. Assim, os pais poderão ser auxiliados a criarem os equipamentos nas instituições que já freqüentam. “Os pais se sentem bem ajudando os filhos com a própria mão”, diz Grace Gasparini.

Além dessas características, O PVC proporciona resultados positivos na reabilitação por ser de fácil regulagem, manuseio, transporte e higienização. O instituto do PVC doou material para que os professores difundam o invento.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
04/10/2006 Virada Cultural conscientiza prevenção contra a AIDS
04/10/2006
Teatro investe em ex-presidiários
02/10/2006
Educação em cartaz no cinema
02/10/2006
Ruas discute arte urbana
29/09/2006
Semana dedicada a leitura agita polo empresarial de São Paulo
29/09/2006
Samba volta à Nova Luz neste sábado
28/09/2006
MEC quer disseminar no país modelo adotado por colégio com maior notas
28/09/2006
Escola não prepara aluno para sociedade contemporânea
27/09/2006 Crianças escrevem a própria história
26/09/2006 UFBA marca início de um novo método de ensino superior