HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

incentivo
09/06/2004
Grupo analisa política para juventude

O governo federal criou um grupo de trabalho, com a participação de 14 ministérios, para montar diretrizes de política pública voltadas para a juventude.
Agora, cada pasta está levantando seus projetos nessa área, a serem reunidos e estruturados.

O ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, que esteve ontem no lançamento do "Mapa da Violência", disse que, até julho, pretende envolver 1 milhão de crianças e jovens no projeto Segundo Tempo, que visa manter os alunos nas escolas públicas com atividades esportivas.

Ao ser questionado se o governo não estava demorando a colocar os projetos em prática, respondeu: "Temos de incentivar e mostrar que as parcerias dão certo. Estamos começando agora a ter uma política pública para a juventude".

Em relação ao desarmamento, o ministro lembrou a aprovação do Estatuto do Desarmamento, em vigor desde janeiro. A nova lei eleva de 21 para 25 anos a idade mínima para a aquisição de arma de fogo, além de proibir, em todo o território nacional, o porte de arma. Ainda aguarda regulamentação de alguns artigos.

Sociedade
Para reivindicar melhorias em políticas públicas para os jovens, acontece entre os dias 16 e 18 deste mês a Conferência Nacional de Juventude, em Brasília.

A partir da discussão será finalizado um relatório com sugestões a serem entregues ao governo federal. Na semana passada, a UNE (União Nacional dos Estudantes), em parceria com outras entidades, também realizou encontro para tratar do tema.

As principais propostas estão reunidas em uma carta. Entre elas a criação de um política de Estado para os jovens, não apenas de um governo, além da criação de canais que garantam a participação da sociedade nas discussões.

Querem também a elaboração de um Plano Nacional de Juventude, com definição de objetivos e metas para os governos.


As informações são da Folha de S.Paulo.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
09/06/2004 MEC propõe loteria para ajudar a financiar universidade pública
07/06/2004 Abrinq lança livro sobre prevenção à violência doméstica
07/06/2004Paraná é o estado que mais emprega
07/06/2004 Violência mata mais jovens e negros
07/06/2004 OEA e Unesco dão curso on line para educadores
07/06/2004 MEC quer redução progressiva de cotas
07/06/2004 Núcleo no Rio trata vítimas de agressão
04/06/2004 Universidade desenvolve projeto audiovisual com jovens da rede pública
04/06/2004 Uerj: relatório mostra pior desempenho de cotistas
03/06/2004
Para quem importa o livro?