HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

conscientização
08/09/2004
Alunos vão simular conferências da ONU

De 29 de outubro a 2 de novembro, cerca de 350 alunos de Ensino Médio do país estarão reunidos no Rio de Janeiro em delegações representando 65 países e órgãos da ONU – como FAO, PNUD e UNESCO – e reproduzindo procedimentos de negociações das Nações Unidas. Trata-se de uma Simulação das Nações Unidas para o Ensino Médio.

Antes do evento, os chamados “delegados” devem pesquisar sobre a política externa do país e as funções da comissão que representam. Os participantes poderão conhecer novos países, culturas, costumes, religiões, modelos econômicos e estruturas políticas e sociais; entender a ação política dos Estados no cenário internacional; aprender a diferenciar os interesses do país que lhe for designado de seus interesses e opiniões próprias; e, assim, desenvolver uma opinião mais consciente.

Na simulação do Comitê de Desarmamento e Segurança Internacional (CDSI) será discutida a questão das armas químicas e biológicas. Na Comissão de Políticas Especiais e Descolonização (CPED) o foco será a revisão das operações de paz. A Comissão Social, Humanitária e Cultural (CSHC) discutirá o tráfico de pessoas. As equipes do Comitê Jurídico (CJ) debaterão o estabelecimento do tribunal penal internacional. No Conselho de Segurança Histórico – 1956 (CS-56), os alunos abordarão a crise do Canal de Suez. Na Organização Mundial de Comércio (OMC), os subsídios agrícolas.

Haverá também a Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (Cairo +10) e duas simulações em inglês – a do Comitê de ContraTerrorismo (CTC) e do Conselho de Segurança. Os alunos que optarem pela Sala de Imprensa, com oito emissoras de TV, deverão realizar a cobertura do evento e elaborar um jornal diário. Além da Simulação, haverá festas e a Copa ONU Jr. de Futebol em favor da paz.

Essa Simulação das Nações Unidas para o Ensino Médio, chamada de ONU Jr., é organizada por um grupo de estudantes e professores do curso de Relações Internacionais da Universidade Estácio de Sá, como atividade extra-curricular. A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e a Universidade de Brasília também desenvolvem projetos semelhantes, que, em todo o mundo, somam 400 modelos.

O ONU Jr. conta com o apoio do PNUD, do Centro de Informações da ONU (UNICRIO), do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes (UNODC), da UN Cyberschool e da Federação Nacional de Estudantes de Relações Internacionais.

As inscrições são pagas e vão até 24 de setembro – escolas públicas estão isentas do pagamento. Mais informações e ficha de inscrição estão disponíveis no site do ONU Jr..


As informações são do site PNUD Brasil.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
03/09/2004 Grupo de trabalho do Fome Zero é instalado após 1 ano e 8 meses
03/09/2004 Escolas indígenas passam por "reciclagem"
03/09/2004 Pequenos respondem por 60% dos empregos
03/09/2004
Rio tem a universidade da fraude, diz Bezerra
02/09/2004
Escolas começam a coibir uso do cigarro
02/09/2004
Desafio agora é melhorar ensino, diz diretor da Unesco
02/09/2004 Governo promete fazer censo de moradores de rua
01/09/2004 Expansão chega ao consumo das famílias
01/09/2004 Merenda escolar vira tema de livro de receitas
01/09/2004
Começa a nova avaliação do ensino superior